Mulher

26/10/2015 12:35 - Atualizado em 10/12/2016 12:50

Reconheça os sintomas de ovulação que o seu corpo dá

Conhecer o seu próprio ciclo é essencial para prevenir uma gravidez indesejada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conhecer o seu corpo e estar atenta a possíveis alterações ajuda a viver com mais tranquilidade. Os sintomas de ovulação são detalhes que às vezes passam despercebidos na rotina de algumas mulheres, mas reconhecê-los pode prevenir uma gravidez precoce, por exemplo. Entenda o que acontece com o seu corpo durante o período.

mulher na cama com sintomas de ovulação

Os sintomas de ovulação

A ginecologista Rafaella Petracco explica que a ovulação é a fase do ciclo menstrual que caracteriza o período fértil. “Ela é a liberação de um óvulo produzido dentro de um folículo por um dos ovários, que dura em média 36 horas”, comenta.

Segundo Rafaella, todos os sintomas de ovulação são decorrentes da produção hormonal que se dá nessa fase do ciclo. “O corpo apresenta aumento na temperatura, mudança no aspecto do muco cervical, que se assemelha à clara de ovo, e, algumas vezes, dor localizada no ovário que está liberando o óvulo”, destaca ela.

Algumas mulheres ainda podem perceber o aumento da libido nessa fase. Isso acontece pela presença de progesterona, hormônio produzido durante a ovulação. Ele é o responsável, também, por elevar a temperatura corporal.

Saiba Mais
Entenda a eficácia do teste de ovulação de farmácias
Entenda o que pode estar por trás do ciclo menstrual irregular
Anel intravaginal é método para prevenir gravidez indesejada

Afinal, quando vou ovular?

De acordo com a ginecologista, os sinais que o corpo apresenta podem ajudar a identificar o período da ovulação. Também é possível fazer a previsão da data, caso o ciclo menstrual seja regular. “Ela ocorre, em média, 14 dias antes da menstruação seguinte”, explica Rafaella. Para não se perder nas contas, confira algumas dicas da médica:

- Mulheres com ciclo menstrual regular (28 dias) ovulam ao redor do 14º dia do ciclo

- Aquelas com ciclo de 25 dias irão ovular aproximadamente no 11º dia

- As com ciclos mais longos, como o de 33 dias, ovularão ao redor do 19º.

infográfico sintomas de ovulação

Também existem outros métodos que auxiliam na identificação do período. Testes como a detecção do hormônio LH na urina ou da dosagem de progesterona no sangue podem ser recomendados por ginecologistas. A melhor opção, no entanto, “é o acompanhamento da ruptura do folículo por ecografia transvaginal”, aconselha a especialista.

Rafaella destaca que conhecer o próprio ciclo é essencial. “Nem todas as mulheres apresentam esses sinais de forma tão clara para que possam identificar o período fértil, mas aquelas que percebem os sintomas de ovulação podem se beneficiar tanto para otimizar as tentativas de gestação quanto para aumentar os cuidados visando a evitar uma gravidez não desejada”, finaliza.

Tirou suas dúvidas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
período fértil
hormônios
menstruação
gravidez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ