Mulher

16/03/2015 04:24 - Atualizado em 23/11/2016 10:56

Prisão de ventre na gravidez pode ser controlada

Receitas naturais podem ajudar em casos de prisão de ventre durante a gestação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Metade das mulheres sofre com prisão de ventre na gravidez. Esse problema pode ser combatido com ingestão de líquidos, exercícios moderados e consumo de alimentos naturais.

Como o útero fica pressionado na gestação, além das alterações hormonais, o trânsito intestinal trabalha de modo mais lento, fazendo com que os gases fiquem presos.

Prisão de ventre na gravidez pode acarretar outros problemas, como hemorroidas e dores na região da pélvis. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento médico para conhecer as melhores soluções em cada caso.

Em geral, apenas a dieta é suficiente para controlar o problema. No entanto, aumentar o consumo de produtos ricos em fibras pode ser necessário. Conheça mais sobre o tratamento.

prisao de ventre na gravidez

Boa alimentação combate prisão de ventre na gravidez

Ingerir bastante líquido: essa é a principal receita para evitar a prisão de ventre na gravidez. De água a sucos, o recomendável são dez copos de 200ml por dia. É interessante também fazer vitaminas, misturando frutas como o mamão e a ameixa preta, excelentes para o bom funcionamento do intestino.

Os alimentos ricos em fibras são outros potenciais combatentes da constipação. Cereais, pães integrais e frutas são os principais. Além disso, existem diversos compostos de vitaminas e suplementos que podem auxiliar nos cuidados. Pergunte ao seu médico se é recomendável você utilizá-los e quais são os melhores. Cada paciente requer um tratamento diferenciado.

Durante a gestação, é mais difícil praticar algum exercício. Porém, eles são fundamentais para controlar a prisão de ventre na gravidez. Hidroginástica é uma sugestão de atividade leve, relaxante e que aumenta a disposição. Caminhadas e pilates são outras opções que podem diminuir o desconforto da constipação e acelerar o trabalho do intestino.

Remédios caseiros para prisão de ventre na gravidez

É frequente sentir cólicas, inchaço, desconforto no abdômen e rigidez durante um caso de constipação. Ela pode ser tratada também com supositórios ou laxantes,mas apenas com recomendação médica. A consulta ao especialista é extremamente importante, pois, durante a gestação, existem diversas restrições.

Algumas receitas naturais podem auxiliar nos incômodos. O mamão é uma das frutas que mais funcionam na melhora do intestino. Veja algumas receitas para fazer em casa:

Iogurte e mamão

Uma vitamina de mamão, misturada com linhaça e iogurte, permite reduzir a prisão de ventre na gravidez. Com riqueza de fibras, esses ingredientes estimulam o intestino a evacuar e dão sensação de maior leveza.

Você precisará de um copo de iogurte natural, metade de um mamão pequeno e uma colher de sopa de linhaça. Bata o iogurte e o mamão no liquidificador. Depois, no copo, misture a linhaça e adoce, se achar necessário.

Laranja e mamão papaia

A laranja e o mamão papaia são duas frutas ricas em fibras e antioxidantes, fundamentais para a regulação do intestino. Elas evitam a prisão de ventre e podem ser consumidas em forma de vitamina.

São necessárias duas laranjas e metade de um mamão papaia sem sementes. Esprema as laranjas no liquidificador e bata com a metade do mamão. Beba o suco antes de dormir e logo ao acordar. Os resultados podem ser percebidos em três dias. Se os sintomas persistirem, procure o médico.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
prisão de ventre
gases
intestino
gravidez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ