Mulher

13/02/2015 09:50 - Atualizado em 29/11/2016 04:24

Plano de parto é essencial para a uma gravidez sem preocupações

O plano de parto descreve as preferências da gestante e quais procedimentos devem ser evitados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O plano de parto é um documento que ajuda as grávidas na preparação para o momento de dar à luz. Elas listam itens sobre como desejam que seja o seu parto e os cuidados após o procedimento, tanto com a mãe quanto com o bebê. É uma forma de se informar sobre as etapas do parto e poder escolher como tudo será feito.

plano de parto

Entenda o que é o plano de parto

O plano de parto é uma lista em que constam todas as informações sobre como a mulher deseja que seu parto seja feito. Entre os itens, estão onde a grávida quer ter seu bebê, quem vai estar presente durante o processo, quais são os procedimentos médicos desejados e quais devem ser evitados.

O documento funciona como uma carta, em que a gestante descreve como prefere passar pelas etapas durante e após o trabalho de parto. A lista pode ser protocolada no hospital ou apenas entregue ao médico, para que a unidade de saúde onde será feito o parto tenha ciência prévia sobre todas as vontades da grávida.

Um dos principais objetivos do plano de parto é fazer com que a gestante tenha uma maior compreensão sobre o tipo de procedimento que deseja. É uma forma de buscar mais informações e se preparar para conversar com o médico. Assim, as decisões tomadas são mais conscientes, levando em consideração o bem-estar da mãe e da criança.

Fazer o plano de parto também ajuda a evitar a violência obstétrica, assunto bastante discutido hoje em dia. Alguns exemplos são fazer exames de toque em excesso, realizar uma cesárea sem necessidade, amarrar a mulher durante o trabalho de parto e fazer manobra de Kristeller - pressionar a parte superior do útero para forçar a saída do bebê.

Saiba como fazer um plano de parto

Primeiro, converse com o seu obstetra para expor sua vontades e discutir o que é melhor, considerando sua situação de saúde, por exemplo. Assim, ficará mais fácil definir como cada etapa deve ser feita, sem haver riscos de prejudicar a sua integridade ou a do bebê.

Em geral, o plano de parto descreve as preferências da grávida em relação à conduta e aos procedimentos médicos. O documento pode ser divido em etapas: durante o trabalho de parto, durante o parto em si, no pós-parto e em caso de cesária.

Coloque uma explicação detalhada das suas vontades em cada fase, para que você e sua família possam ficar tranquilos no momento de dar à luz, sem precisar tomar decisões apressadas e em cima da hora.

Existem, ainda, sites e aplicativos que oferecem informações sobre o parto normal e ajudam a gestante a fazer o plano.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
parto
planejamento
procedimento médico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ