Mulher

12/11/2015 02:18 - Atualizado em 06/12/2016 01:34

Perda de libido tem solução! Veja o que fazer

A falta de interesse sexual da mulher pode ser causada tanto por estresse quanto por alterações do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A perda de libido é uma das principais queixas das mulheres, quando o assunto é sexo. E ela pode estar associada a diversos motivos.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de São Paulo no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), divulgada em 2014, revelou que a diminuição do desejo sexual afeta 48,5% do público feminino. Entre as participantes, apenas 13% tiveram alguma causa predominante, ou seja, alteração hormonal ou outro problema de saúde.

Felizmente, existem formas de contornar a situação e garantir mais qualidade de vida para quem tem o problema. Confira a seguir.

mulher com perda de libido

Perda de libido: Questão do corpo e da mente

O médico endocrinologista Francisco Tostes explica que a libido da mulher, ao contrário da do homem, não está exclusivamente ligada à testosterona. "O estado emocional e o uso de medicações como antidepressivos e anticoncepcionais podem afetar o desejo sexual", alerta.

A perda de libido pode estar associada tanto a uma alteração hormonal quanto a um problema no trabalho ou na família. A mulher tende a se sentir menos excitada em momentos de indecisão, insegurança e desconforto. Quanto isso é contínuo, interfere na qualidade de vida da paciente.

Segundo o médico, a falta de realização no campo sexual pode contribuir para o surgimento de quadros de depressão, trazendo impacto na vida pessoal e profissional. Porém, por ser de causa multifatorial, a condição deve ser avaliada de forma ampla.

De acordo com o endocrinologista, o aconselhamento psicológico, a orientação nutricional e revisão dos medicamentos em uso são medidas importantes para melhorar o quadro. O tratamento dependerá da causa da perda de libido da mulher, que nem sempre é fácil de identificar.

Saiba Mais
Aprenda 4 formas de aumentar o desejo sexual
Conheça tratamentos para reverter a baixa libido
Conheça 4 mitos que cercam a libido feminina

3 dicas para melhorar a vida sexual

1. Converse com o parceiro

Muitas mulheres não se sentem confortáveis para pedir ao parceiro que as toque nas áreas em que elas mais sentem prazer. Com isso, ao final da relação, não conseguem alcançar o orgasmo e acabam se sentindo desmotivadas. Durante o ato, você deve se permitir guiar o outro para que ele saiba exatamente o que lhe deixa excitada.

2. Livre-se das preocupações

Trabalho, contas para pagar, arrumação da casa. Nada disso importa na hora da relação. Entregue-se por completo e desfrute do momento a dois com vontade. Não adianta ficar com a cabeça focada nos problemas. Relaxe e aproveite.

3. Procure ajuda médica

Às vezes, a perda de libido ou a diminuição do prazer durante a relação sexual pode estar associada a problemas até então desconhecidos. Um especialista poderá identificar o que está causando esse desconforto e lhe auxiliar na resolução da questão. Não tenha vergonha.

O que você achou do artigo? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e sexualidade aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
desejo sexual
libido feminina
interesse sexual
saúde emocional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ