Mulher

23/09/2015 11:00 - Atualizado em 03/12/2016 06:27

Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama

Exames regulares e atenção ao próprio corpo são atitudes preventivas simples.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais uma vez, o Outubro Rosa aposta na conscientização e na difusão de informações importantes sobre o câncer de mama. O movimento, que ocorre em diferentes partes do mundo, começou em 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da luta contra o câncer, foi lançado.

De lá para cá, diferentes entidades e órgãos se juntaram no combate à doença. Ainda assim, a campanha precisa do apoio de cada um para continuar ajudando outras mulheres a ter o diagnóstico precoce e aumentar suas chances de cura.

corrida de rua do outubro rosa

A campanha de conscientização do Outubro Rosa

Em homenagem ao Outubro Rosa, monumentos conhecidos ao redor do globo adotam uma iluminação nessa cor. Já aconteceu com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com a Torre Eiffel, em Paris, e com a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

O principal objetivo da campanha é a divulgação de informações sobre o câncer de mama, orientando e alertando sobre riscos e prevenção. A ocasião também lembra da importância de manter os exames em dia, tanto o autoexame quanto a mamografia, contribuindo para que as mulheres não se deparem com a doença em fases mais avançadas.

Além disso, o mês comemora todas as vitórias daquelas que enfrentaram e venceram a doença. Corridas de rua, chás e outros eventos servem para compartilhar as experiências das pacientes ao redor do mundo.

Diferentes empresas apoiam o Outubro Rosa, realizando promoções e criando produtos especiais que têm parte do seu valor revertido para associações e grupos ativos na prevenção do câncer de mama. Além disso, qualquer pessoa pode ajudar na causa, seja participando dessas ações ou informando amigos e familiares sobre a importância da prevenção.

Saiba Mais
Autoexame da mama: Aprenda a fazer passo a passo
Sintomas de câncer de mama podem diminuir com exercícios
Mutações aumentam risco de câncer de mama

O câncer de mama no Brasil

fita do outubro rosaHoje, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre o público feminino brasileiro e o segundo mais comum no mundo. Estima-se que a doença cause cerca de 520 mil mortes por ano, muitas delas devido a falhas na detecção precoce ou por tratamento ineficaz.

Para 2014 e 2015, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula que 57.120 novos casos da doença sejam diagnosticados no país. O risco estimado chega a 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Porém, esse é considerado um dos tipos de câncer com mais possibilidade de cura. Para isso ocorrer, é importante um diagnóstico precoce, garantindo um tratamento imediato.

Ficar atenta ao próprio corpo é muito importante, bem como realizar exames de rotina de forma regular. As orientações médicas para a detecção da doença para mulheres acima de 40 anos é a realização de exames clínicos anualmente.

Você vai participar de alguma ação para o Outubro Rosa de 2015? Alerte amigos e familiares sobre a importância dos exames de rotina e garanta muito mais qualidade de vida para aqueles que você ama! E não esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de mama
campanha
saúde feminina
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ