Mulher

07/10/2015 01:35 - Atualizado em 27/11/2016 04:04

Outubro Rosa 2015: Saiba mais sobre a campanha

Todo ano, o mês de outubro é voltado para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 57 mil novos casos de câncer de mama serão descobertos no Brasil entre 2014 e 2015, um risco estimado em 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. O principal objetivo do Outubro Rosa 2015 é diminuir esses números e aumentar as chances de cura das pacientes que desenvolvem a doença. O movimento mobiliza instituições e empresas, que vestem a cor rosa e criam ações para chamar atenção para a prevenção.

mulher com fita do outubro rosa 2015

Saiba tudo sobre o Outubro Rosa 2015

Outubro Rosa é um movimento internacional que desenvolve ações de conscientização contra o câncer de mama. A campanha visa a informar e alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

No Outubro Rosa 2015, o Inca tem como objetivo divulgar as recomendações para a detecção precoce e o rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde. O instituto lembra que o controle da doença não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.

Os principais objetivos da campanha desse ano são:

- Divulgar informações gerais sobre câncer de mama

- Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas

- Informar sobre as recomendações para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina.

Entre as ações realizadas por entidades de todo o país para marcar o Outubro Rosa 2015 estão caminhas e corridas, eventos beneficentes para arrecadar verbas que ajudarão no tratamento e na recuperação de pacientes, exposições fotográficas e palestras.

Em algumas cidades, faz parte da campanha o oferecimento de exames preventivos e mamografias gratuitas em unidades móveis. Além disso, alguns postos de saúde promovem atividades específicas, com horário de atendimento diferenciado.

No Distrito Federal, por exemplo, as mulheres podem marcar consultas gratuitas com especialistas em mamas no Hospital de Base de Brasília.

Saiba Mais
Uva protege o coração e diminui chances de câncer
Muito além da quimioterapia. Entenda o tratamento sistêmico do câncer
Acroleína das gorduras pode causar câncer

A importância da prevenção

Nunca é demais falar de prevenção, pois essa é a principal forma de vencer o câncer de mama. Em grande parte dos casos, a doença pode ser detectada em fases iniciais, aumentando as chances de tratamento e de cura. As principais medidas preventivas são o autoexame e a mamografia periódica, que ajudam a identificar o câncer em estágio precoce.

No Brasil, é recomendado pelo Ministério da Saúde que a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. As consultas ao ginecologista para outros exames preventivos devem ser feitas anualmente e o autoexame, sempre que possível.

Além disso, a adoção de práticas saudáveis também contribui para diminuir as chances de surgimento da doença. Segundo o Inca, estima-se que, por meio da alimentação saudável, do controle do peso corporal e da prática de atividades físicas, seja possível reduzir em até 30% os casos de câncer de mama.

Você vai participar de alguma ação do Outubro Rosa 2015? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de mama
prevenção
autoexame
mastectomia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ