Mulher

12/09/2014 05:09 - Atualizado em 30/11/2016 11:55

Mudança de voz na menopausa deve ser tratada com fonoaudióloga

Rouquidão e cansaço nas cordas vocais são sinais da mudança de voz na menopausa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A menopausa acarreta uma série de mudanças no organismo da mulher. É muito comum que, nesse momento da vida, a mulher seja acometida por sintomas como as ondas de calor, alterações na rotina do sono, fadiga, irritabilidade e desconforto físico. Mas há um problema desse período que não costuma ser tão divulgado: a mudança de voz na menopausa. Você já passou por isso?

Mudança de voz na menopausa

A mudança de voz na menopausa é um sintoma característico e pode trazer diversas consequências desagradáveis para mulheres que ainda estão ativas no mercado de trabalho nesse período. Em um ambiente corporativo, a voz é um instrumento essencial.

mudanca-de-voz-na-menopausa


Fora do trabalho, a mudança de voz na menopausa pode causar prejuízos também para o dia a dia. De acordo com a fonoaudióloga Julya Macedo, os estudos relacionados ao tema indicam que os principais sintomas relacionados a essa alteração são:

- Redução da capacidade respiratória e do controle da respiração

- Sensação de cansaço das cordas vocais

- Redução da frequência vocal caracterizada por um tom de voz mais grave

- Dificuldade de produzir tons agudos

- Aumento do tremor vocal

- Rouquidão

- Redução da eficiência vocal.

Ainda de acordo com Julya, apesar de a mudança de voz na menopausa ser considerada como um processo natural do corpo feminino, já é possível recorrer para tratamentos que diminuem os efeitos resultantes dessas alterações na voz causadas pela menopausa. Em geral, tais tratamentos para reverter mudanças são baseados em exercícios, sem intervenção cirúrgica, métodos mais invasivos ou até mesmo medicamentos.

Diagnóstico adequado da mudança de voz na menopausa

Mas a profissional alerta para a necessidade da busca por orientação. “É importante lembrar que, ao perceber as primeiras mudanças na voz durante a menopausa, a mulher deve procurar imediatamente um fonoaudiólogo, para que possa ser feito o diagnóstico”, previne Julya.

Após o diagnóstico adequado, é possível tratar a mudança de voz na menopausa de forma assistida. “O tratamento com acompanhamento tem como objetivo a prevenção de problemas vocais e a redução do impacto dessas alterações hormonais. Assim, é possível contribuir para a manutenção da qualidade de vida e profissional da mulher, tendo em vista que algumas delas ainda precisam de melhores características vocais profissionalmente”, explica a fonoaudióloga.

Por isso, é importante que, em caso de percepção de algum dos sintomas caraterísticos, a mudança de voz na menopausa não seja ignorada. Com o tratamento adequado, a mulher mantém a qualidade de vida e passa por essas alterações hormonais sem problemas.

E você, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E fique ligado na nossa página no Facebook para receber todas as atualizações do Vivo Mais Saudável.

TAGS
menopausa
voz
saúde da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ