Mulher

19/07/2014 05:00 - Atualizado em 01/12/2016 04:58

Mitos e verdades sobre o absorvente interno

O uso do absorvente interno é cercado de mitos. Desvende todos eles agora!

POR

Redação

  • +A
  • -A

“Não é todo mundo que pode usar”, “pode tirar a virgindade”, “dá cólica”... Essas e outras são frases bem comuns quando o assunto absorvente interno entra em pauta.

Dúvidas sobre absorvente interno

absorvente-internoFoto: Shutterstock

Neste artigo, separamos alguns mitos e outras verdades sobre o absorvente interno para esclarecer suas possíveis dúvidas. Confira!

Absorvente interno: o que é mito e o que é verdade?

Tira a virgindade?

Mito! É necessário que as instruções de uso sejam lidas com atenção para prevenir qualquer tipo de desconforto ou machucado. Logo, se colocado adequadamente, não há perigo dele romper o hímen.

Causa cólicas?

Mito! Esse tipo de absorvente foi feito para minimizar qualquer tipo de desconforto por parte da mulher. Se, ao colocar, você sentir qualquer tipo de ardência ou incômodo, tire e use os externos.

Posso ficar só 3 horas com ele?

Verdade! Mas essa é uma regra que vale para todo e qualquer tipo de absorvente. Porém, é necessário que esse cuidado seja redobrado quando se está falando sobre o modelo interno.

Faz mal para a saúde?

Mito! Esse mito surgiu porque diziam que o uso do absorvente interno poderia causar doenças. Porém, o problema real está em usar o mesmo absorvente por muitas horas seguidas. Por isso, o mais indicado é que ele seja trocado de 3 em 3 horas e que nunca se durma com ele! Essa exposição prolongada pode gerar infecções.

Combina com água?

Verdade! Nada melhor e mais seguro para as mulheres que querem aproveitar a praia ou a piscina no verão do que o absorvente interno. Ele é completamente seguro e não deixa que vazamentos aconteçam.

Esportes e absorvente interno combinam?

Verdade! É a melhor combinação, de fato. Assim como no caso da praia, o absorvente interno fica alojado e impede qualquer incidente de acontecer no meio do seu treino.

Ele incomoda?

Mito! Ele é indicado para mulheres que querem praticar esportes ou nadar. Se houver qualquer tipo de desconforto, é bem possível que ele tenha sido colocado de uma maneira equivocada. Se for a primeira vez que você vai usar um absorvente interno, não se esqueça de ler com muita atenção todas as indicações.

Ele é a prova de vazamentos?

Verdade! Como ele se adapta às paredes vaginais, a absorção é muito mais fácil. Para garantir o melhor uso para a sua saúde, troque ele no máximo de 3 em 3 horas!

O tamanho depende do fluxo menstrual?

Verdade! Afinal, você não escolhe absorvente externo pela cor do pacote, certo? A mesma regra vale para o absorvente interno. Se seu fluxo é mais forte, o modelo tem que acompanhar e ser capaz de absorvê-lo.

Pode sumir dentro do corpo?

Mito! O absorvente é colocado na parte superior da vagina e não há nenhuma maneira de ele “se perder”. Além do mais, para ajudar quem pode ficar com medo, existe a cordinha na ponta. Ela ajuda na retirada do absorvente.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o ginecologista. Ela pode esclarecer toda e qualquer outra dúvida que possa ser remanescente.

O que que você achou deste artigo? Você já teve algum tipo de problema com absorvente? Qual deles você prefere?

TAGS
cólica
menstruação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ