Mulher

17/09/2015 11:12 - Atualizado em 29/11/2016 08:06

Menstruação irregular nem sempre é normal

O problema pode indicar que algo está errado com a saúde da mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando as regras atrasam, a primeira suspeita que vem à cabeça é gravidez. Mas, além disso, diversos outros fatores podem contribuir para a menstruação irregular. Alguns exemplos mais comuns são estresse, distúrbios alimentares ou problemas de saúde, como miomas e endometriose.

O ciclo irregular indica que algo não está funcionando corretamente no organismo da mulher. Por isso, é indicado sempre procurar ajuda médica para avaliar as possíveis causas do problema e, assim, tratá-las para que não ocorra nenhuma complicação, até mesmo no sistema reprodutor.

mulher com menstruacao irregular leva absorvente na bolsa

Principais causas da menstruação irregular

Quando o ciclo menstrual fica irregular, seja aumentando ou diminuindo o fluxo, ou o período de duração e intervalo entre as menstruações, pode ser uma resposta do corpo a diversas situações que estejam ocorrendo na parte física e emocional. Tudo o que acontece com a mulher pode acabar influenciando no seu ciclo menstrual e nos hormônios.

Um dos fatores que podem acabar desencadeando reações que desregulem o ciclo é o ganho de peso excessivo ou a perda de peso drástica. Ou seja, engordar ou emagrecer rapidamente e em excesso prejudica o funcionamento dos hormônios. Distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia também podem causar o problema.

Alterações emocionais como o estresse e a ansiedade provocam possíveis reações no organismo da mulher, causando a falta da menstruação ou ciclos muito irregulares. Além disso, os problemas emocionais podem afetar ainda o funcionamento do sistema reprodutivo, dificultando que a mulher engravide, por exemplo.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarro ou drogas afeta o metabolismo hormonal e, consequentemente, causa a menstruação irregular. Alguns medicamentos ou a troca da pílula anticoncepcional também são agentes contribuintes.

Outra situação comum é a prática excessiva de exercícios físicos, que pode ter um impacto no ciclo. Por isso, muitas mulheres atletas não menstruam de forma regular.

Ainda, a falta de regularidade pode indicar problemas de saúde como pólipos, tumores funcionais dos ovários, neoplasias malignas (do colo, do endométrio ou dos ovários), síndrome dos ovários policísticos, miomas e endometriose.

Saiba Mais
Menstruação escura é normal? Acabe com as dúvidas
Transtornos alimentares podem causar problemas bucais
Endometriose tem cura e não impede gravidez

A menstruação irregular pode ser classificada em vários tipos, o que ajuda a identificar as suas possíveis causas:

- Oligomenorreia: menstruações pouco frequentes ou escassas. O tempo decorrido entre os períodos é tipicamente de 35 dias ou mais

- Metrorragia: sangramentos acíclicos fora do período menstrual com aumento do fluxo

- Menorragia: aumento da quantidade do fluxo menstrual com intervalos regulares

- Hipermenorragia: aumento da quantidade e da duração

- Amenorreia: ausência de menstruação entre três e seis meses ou até mais.

Como tratar o problema

A menstruação irregular pode ser sinal de que algo está errado com a saúde, por isso nunca deve ser tratada com pouca importância. O primeiro passo é procurar um ginecologista para identificar o que está ocasionando o problema. Com exames específicos ou até mesmo na própria consulta, o profissional poderá identificar a causa.

O tratamento varia de acordo com cada caso, sendo que, algumas vezes, apenas mudanças nos hábitos podem solucionar a situação. Perder peso, tratar distúrbios alimentares e reduzir o estresse são algumas das medidas. Porém, há quem precise de medicação, como terapia hormonal ou a administração de anticoncepcionais para regular o ciclo.

Acabou com as dúvidas? Deixe seu comentário! E continue ligada no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
hormônios
distúrbios alimentares
ciclo menstrual
estilo de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ