Mulher

03/07/2015 11:04 - Atualizado em 07/12/2016 09:29

Menstruação escura é normal? Acabe com as dúvidas

Alteração da cor pode ser causada por anticoncepcionais e por endometriose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tão natural, mas às vezes complexo, o ciclo menstrual de uma mulher pode apresentar variações de cor, fluxo e períodos. Por vezes, a menstruação escura pode preocupar por ser amarronzada e fugir do esperado sangue vermelho.

É essencial observar padrões e alterações no ciclo para ajudar o ginecologista a identificar possíveis sinais de anormalidade em seu corpo. Porém, a menstruação escura nem sempre é um mau sinal. Entenda por quê.

menstruacao escura

Causas comuns da menstruação escura

A menstruação escura é considerada um sangramento de pouca intensidade, e que não é composto somente de sangue. Os fluidos produzidos pelo útero ficam mais tempo armazenados na vagina e não são expelidos tão rapidamente.

O contato prolongado com o canal vaginal causa uma degradação natural que modifica a cor do que será expulso pelo organismo. Veja abaixo três causas comuns para a menstruação escura.

Pílulas anticoncepcionais

Os compridos anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal podem causar a coloração escura do sangramento. Os baixos níveis de hormônios das pílulas provocam uma espécie de escape vaginal que ocorre antes do fim da cartela do remédio.  

Sinal de gravidez?

Sim. Apesar de a ausência de menstruação ser uma das características principais da gravidez, a liberação de fluidos escuros é sinal de possível gestação. Isso acontece porque o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio e, quando chega na região, cria um espaço para se fixar.

O fenômeno, chamado de nidação, ocasiona sangramentos de coloração escura nos primeiros dias após a fecundação.

Endometriose

A doença ocorre quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do organismo. Essa formação de tecido pode acontecer na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto e na bexiga.

Por isso, a endometriose é uma possível causa da menstruação escura, pois provoca alterações no ciclo menstrual, podendo ainda diminuir o fluxo.

Menstruação escura não deve preocupar

De modo geral, a coloração da menstruação não deve ser motivos para grandes preocupações. Espere um ou dois dias após o início do ciclo menstrual, até que o organismo se habitue à alteração hormonal. Após isso, a menstruação deve voltar ao tom avermelhado de sempre.

O sangramento marrom é normal quando há troca de pílula anticoncepcional, uso de pílula do dia seguinte, início ou fim de um ciclo menstrual. Mas, se você notar coloração fora do comum por muitos dias, acompanhada ou não de mau cheiro ou de algum tipo de corrimento, vá ao ginecologista.

O profissional deve observar a região íntima e solicitar exames como de urina, de sangue e Papanicolau para identificar e tratar as causas do problema.

Gostou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
endometriose
ciclo menstrual
menstruação irregular
sangramento marrom

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ