Mulher

17/02/2015 05:43 - Atualizado em 30/11/2016 07:53

Menstruação atrasada nem sempre é gravidez: Conheça as causas

A menstruação atrasada pode indicar problemas sérios de saúde, como infecções.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos primeiros indícios da gravidez é a menstruação atrasada, mas nem sempre é esse o caso. O ciclo menstrual irregular pode ter diversos ouros motivos, como estresse, interrupção do uso da pílula anticoncepcional e até infecções ou doenças. Por isso, é preciso ficar atenta e procurar um médico em qualquer situação fora do normal.

menstruacao atrasada

Principais causas da menstruação atrasada

A menstruação atrasada é considerada normal até cinco dias após a data regular. Quando passa disso, é porque algo não está bem. O mais indicado é procurar um médico para avaliar o que está acontecendo, mas você mesma pode tentar identificar as causas do problema.

Gravidez

Sim, a principal causa dos atrasos menstruais é a gravidez. Para ter certeza, observe se existem outros sintomas. Sinais como enjoos, sensibilidade nas mamas, cólicas, cansaço e muita vontade de ir ao banheiro também apareceram. É indicado fazer um teste de gravidez.

Estresse e ansiedade

Se não existe possibilidade e nem outros sintomas que indicam gestação, outros problemas podem estar causando a menstruação atrasada. O ciclo é muito influenciado por fatores emocionais, podendo o estresse ou a ansiedade excessiva afetarem negativamente a produção hormonal do organismo.

Quando você é exposta a uma situação de ansiedade ou tensão, seu corpo produz um hormônio chamado cortisol. Em níveis altos, ele acaba bloqueando a produção de outro hormônio chamado GnRH, que é responsável pelo equilíbrio do ciclo menstrual.

Interrupção da pílula anticoncepcional

A pílula, quando tomada corretamente, regula o ciclo menstrual. Se o medicamento for suspenso após muito tempo de uso, o ciclo natural pode demorar algum tempo para se normalizar. Assim, não tomar a pílula da forma certa ou interromper o seu uso também pode causar a menstruação atrasada.

Medicamentos ou doenças

O atraso menstrual pode ocorrer devido a alguns medicamentos, como esteroides, antidepressivos, corticoides e remédios de quimioterapia. Infecções e outros problemas de saúde também contribuem para desregular o ciclo. Problemas na tireoide, síndrome do ovário policístico e até amigdalite são outros fatores para desequilibrar o fluxo.

Mudanças no peso corporal

A alteração no nível de gordura corporal também desregula o ciclo. Isso ocorre porque as células de gordura do corpo contribuem na produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pela maturação dos óvulos. Perder ou ganhar muitos quilos rapidamente faz o corpo passar por várias alterações metabólicas, inclusive na ovulação.

Como evitar a menstruação atrasada

O atraso menstrual pode ocorrer até mesmo com mulheres que têm o ciclo regular. É comum atrasar entre três e cinco dias, mas não mais que isso e nem sempre. O ideal é consultar um ginecologista em qualquer caso que não seja normal, para verificar se está tudo bem.

É possível evitar a menstruação atrasada com alguns cuidados e hábitos saudáveis. É indicado manter uma alimentação equilibrada, com todas as vitaminas e nutrientes que o corpo precisa, além de fazer exercícios físicos regularmente e usar preservativo em todas as relações sexuais. Com isso, você ajuda a manter um ciclo menstrual regular e sem surpresas.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde da mulher
ciclo menstrual
alterações hormonais
menstruação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ