Mulher

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 11:30

Leite empedrado pode atrapalhar a amamentação

Conheça algumas medidas para evitar o leite empedrado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite empedrado é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas mães logo no começo da amamentação e atrapalha bastante um dos processos mais belos e importantes da formação de um novo ser. Mas você pode evitar o empedramento com algumas medidas simples.

Causas do leite empedrado

Nos primeiros dias após o parto, o corpo da mãe ainda está se adaptando à nova fase e, principalmente, à amamentação. Assim, é comum ocorrer o empedramento do leite nas mamas, o que acaba dificultando o aleitamento.

Leite empedrado
Dificuldade no aleitamento é um problema comum para as novas mamães. Foto: Shutterstock

O leite empedrado é o resultado do inchaço das mamas, que ocorre quando o leite desce e deixa os seios pesados e duros. Isso acontece quando a mama está muito cheia de leite, porque está produzindo ou então porque não esvaziou totalmente na última mamada. O empedramento causa desconforto e dor para a mãe e dificulta a sucção do bebê também.

Dicas para evitar o leite empedrado

Veja algumas dicas que podem ajudar a prevenir o leite empedrado, que pode ser solucionado de forma simples. Com estas medidas, você poderá evitar maiores complicações e até mesmo o desmame precoce do bebê.

Amamente com frequência

É muito importante, principalmente nos primeiros dias de vida do recém-nascido, amamentar sempre que a criança tiver vontade. É indicado que seja a cada duas ou três horas, mas o bebê é que vai regrar isso no início. Se você tiver muito leite, tirar com uma bombinha sempre que a mama estiver cheia também pode ajudar. Vai aliviar o peso da mama e facilitar na hora do bebê mamar.

Faça massagens

Outra dica que pode evitar o leite empedrado é massagear os seios. Faça movimentos circulares leves em toda a região, das extremidades até o mamilo. Faça isso até sentir a mama ficar mais macia e confortável, podendo até ordenhar o leite manualmente, sem o uso da bombinha. O seu bebê agradece.

Use compressas

Colocar compressas mornas nas mamas vai estimular a produção do leite e facilitar na hora da amamentação ou da retirada de leite. É indicado usar um pano molhado com água morna enquanto estiver dando de mamar ou quando for fazer a retirada do leite manualmente ou com uma bombinha. Mas é importante frisar que a água quente aumenta a produção de leite, deixando a mama ainda mais cheia. Então ela só deve ser usada para facilitar na hora de esvaziar a mama se ela estiver dura. 

Coloque bolsas de gelo

Para diminuir o inchaço, o desconforto e as dores na mama, é recomendado colocar uma bolsa de gelo entre os seios. Ela vai amenizar os sintomas e a sensação de alívio vai ser imediata, prevenindo também o leite empedrado.

Essas dicas são importantes para que você faça em casa e promova uma amamentação mais saudável tanto para você quanto para o seu bebê. Não esqueça de sempre procurar o acompanhamento de um médico, para que ele possa indicar qual é o melhor tratamento de acordo com os seus sintomas.

Leia também:

É preciso se preparar para amamentar?

Mãe de leite pode salvar vida de recém-nascidos

Mamar deitado pode acarretar dor de ouvido no bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ