Mulher

24/11/2015 07:11 - Atualizado em 25/11/2016 04:44

Infográfico: Reconheça 19 sintomas de TPM e livre-se do problema

Sem causa conhecida pela ciência, o incômodo atinge 9 em cada 10 mulheres.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% das mulheres sofrem com os sintomas de TPM. O dado apenas reforça o que muitas já sabem - e sentem. Para os outros, a Tensão Pré-Menstrual pode ser motivo para piadinhas e gozações, mas o fato é que esse período mexe muito com a saúde e as emoções.

Sintomas de TPM não têm causa conhecida

A TPM é o conjunto de sintomas físicos e psicológicos que marcam a fase final do ciclo menstrual. Eles aparecem alguns dias antes da descida da menstruação, alterando o corpo e o humor.

Principalmente detectados entre os 25 e os 35 anos de idade, os sintomas de TPM não têm causas definidas. Pesquisas apontam que o contato de hormônios produzidos na segunda metade do ciclo com alguns neurotransmissores do sistema nervoso central pode estar relacionado às oscilações de humor.

Saiba Mais
Coletor menstrual substitui o absorvente descartável
Confira 6 dicas para atenuar a cólica menstrual
Menstruação escura é normal? Acabe com as dúvidas

Enquanto os cientistas buscam as causas, o público leigo tenta aliviar o incômodo. A seguir, conheça alguns sintomas de TPM e veja como viver uma vida mais tranquila durante o período.

Sua TPM é intensa? Você consegue controlar o problema? Deixe um comentário! Seu depoimento pode ajudar outras leitoras do Vivo Mais Saudável.

TAGS
menstruação
aliviar TPM
ciclo menstrual
tensão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ