Mulher

30/03/2015 03:15 - Atualizado em 08/12/2016 04:55

Implante de silicone causa câncer? Tire suas dúvidas

Antes de colocar o silicone, pesquise sobre a reputação do médico escolhido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer da França (INC) trouxe à tona informações importantes sobre a relação entre implante de silicone e tumores. Segundo a pesquisa, a prótese de mama pode acarretar o aparecimento do linfoma anaplásico de grandes células, tipo raro de tumor no sistema linfático.

O tumor, diagnosticado até o momento apenas em mulheres com implante de silicone, tem frequência de complicação baixa. Segundo a pesquisa, somente 18 mulheres, desde o ano de 2011, desenvolveram a doença. Porém, para garantir medidas de prevenção, é necessário entender o que é verdade e o que é mito sobre o assunto.

implante de silicone

Implante de silicone X tumores

Segundo o Doutor Clécio Lucena, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de Minas Gerais, os estudos ainda são prematuros. "Têm sido apresentadas algumas publicações demonstrando uma ocorrência rara. Entretanto, essa associação não nos permite afirmar que haja uma relação causal, mas sim a necessidade de uma investigação", explica.

Para ele, a pesquisa deve servir como motivação para as mulheres cuidarem cada vez mais de suas mamas. “Trata-se de uma situação raríssima e que merece alertar as mulheres para que, quando do surgimento de alguma anormalidade, procurem uma avaliação do mastologista a fim de que se investigue."

O médico ainda ressalta a importância do autoexame. “Ele é idêntico ao realizado para as mulheres com ou sem próteses mamarias. Os mais importantes sinais presentes nas mamas são a ocorrência de nódulos, secreção anormal ou espontânea, feridas e alterações de forma ou volume das mamas", enumera Lucena.

Cuidados ao colocar a prótese de silicone

O implante de silicone, almejado por muitas, necessita de cuidados que vão desde o pré-operatório até meses após a cirurgia. Confira quais são eles.

Escolha bem o médico

Para não ter surpresas desagradáveis após a cirurgia do implante de silicone, você deve conhecer bem o seu médico. Converse com pacientes e verifique como foi a experiência de cada uma delas.

Tenha certeza

Só se submeta à cirurgia caso a mudança seja extremamente necessária.

Faça os exames

Eles ajudam a identificar os possíveis riscos de uma cirurgia. Os testes normalmente envolvem ecografia mamária, eletrocardiograma e exames de sangue.

Siga à risca as recomendações

Preste atenção a todas as recomendações dadas pelo seu médico. Elas são de extrema importância para o sucesso de sua cirurgia.

Cuide com os movimentos

Após o implante de silicone, você deve cuidar com os movimentos dos braços. Para não prejudicar a cicatriz e causar dores, fique em repouso.

Pegue leve

A prática de exercícios físicos deve ser controlada pelo médico. Apenas volte para a academia após a liberação do profissional.

Use o sutiã pós-cirúrgico

O sutiã pós-operatório garante a sustentação necessária para as novas mamas se adequarem ao seu corpo. Normalmente, ele deve ser utilizado por um mês.

Gostou das dicas de saúde da mulher? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
mamoplastia
silicone
câncer de mama
linfoma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ