Mulher

05/02/2016 12:00 - Atualizado em 04/12/2016 10:43

Exercitar o períneo previne incontinência urinária

O fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico pode evitar problemas de saúde e proporcionar mais prazer sexual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O períneo é o músculo que sustenta os órgãos sexuais. Ele é conhecido pelos benefícios que pode trazer tanto na cama quanto fora dela. Exercitar essa região é uma maneira de prevenir problemas como a incontinência urinária, além de proporcionar mais prazer a dois.

A educadora física Damaris Dias, professora da Smart Fit, conversou com o Vivo Mais Saudável e explicou os benefícios dessa ginástica para a qualidade de vida da mulher. Confira a seguir.

períneo feminino

Por que exercitar o períneo?

A região compreende toda a musculatura das partes íntimas, tanto masculinas quanto femininas. Trata-se da área que fica abaixo do diafragma pélvico, entre as pernas, e se estende até a região do reto.

Damaris explica que se deve fortalecer essa região principalmente para evitar a incontinência urinária. Na maioria das vezes, ela é causada por fraqueza ou frouxidão muscular.

"Para as mulheres, além desse benefício, o fortalecimento da região facilita muito a gestação, tanto na hora do parto quanto durante a recuperação, pela elasticidade da musculatura adquirida", explica a educadora física.

Alguns exercícios de musculação podem ser incluídos no treino, como a elevação pélvicaOutro movimento específico pode ser feito com o auxílio de uma bola: deitada com as costas apoiadas no solo e os joelhos flexionados, coloque o aparelho entre as coxas e execute pressão em movimentos curtos e intensos, sem deixar a bola cair. Também se pode executar uma variação em pé.

Para evitar lesões, Damaris explica que é necessário aplicar os exercícios de fortalecimento, deixando a região mais resistente. "Portanto, para evitar problemas, além de fazer alongamento, comece com pouco peso e faça exercícios sempre com a orientação de um profissional", completa.

Melhore a vida sexual

Fortalecer a musculatura do períneo também pode estimular o órgão sexual feminino, aumentando a sua sensibilidade. Como consequência, a mulher fica mais propensa a sentir prazer e melhorar a qualidade dos orgasmos.

As bolas ben wa, utilizadas no pompoarismo, são uma alternativa. Específicas para a atividade, elas devem ser introduzidas no canal vaginal e mantidas ali pela força dos músculos do períneo. Porém, tenha cuidado: não se esqueça de fazer uma higiene minuciosa nas bolinhas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Lembre-se, também, que qualquer tipo de excesso pode ser prejudicial. Assim como os demais músculos do corpo, o períneo também pode acabar entrando em exaustão.

Você costuma exercitar essa região do corpo? Conhece outras atividades que dão resultado? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pompoarismo
elevação de quadril
vida sexual
orgasmo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ