Mulher

27/02/2015 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:17

Especial da Mulher: 30 anos: menos ritmo, mais gordura

Nesta fase da vida, o metabolismo começa a ficar mais lento e a mulher passa a acumular mais gordura.

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Redação

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A mulher nessa faixa etária precisa começar a ouvir mais o seu próprio corpo. Aos 20 anos, o metabolismo tem mais facilidade de queimar gordura. Aos 30, essa situação começa mudar. O metabolismo se torna um pouco mais lento, ou seja, a mulher começa a perder um pouco de massa muscular e tende a acumular gordura. De acordo com a nutricionista funcional Marcela Reis, a mulher entre os 30 e 40 anos precisa prestar mais atenção no que come e esquecer de vez a vida sedentária.

Ah! Se você não lembra de onde vem o termo 'balzaquiana', é da obra do escritor francês Honoré de Balzac, que escreveu "A mulher de 30 anos", em 1832. Na época, a mulher de 30 já era considerada 'coroa' (Ora veja só!). Mas hoje, este adjetivo é um elogio super original e forte para a fase que muitos consideradam a MELHOR, por trazer maturidade e independência!

Aos 30 o organismo começa a mudar e a mulher passa a acumular gordura. Foto: Shutterstock.

Estudos mostram que a partir dos 30 anos o nosso metabolismo tende a ficar 5% mais lento a cada cinco anos,  ou seja, ele cai 1% ao ano. Nesta fase, a mulher já precisa traçar estratégias alimentares, ações em relação à atividade física, para tentar driblar essa fisiologia natural do corpo.

“Se o corpo dela começa a se tornar mais programado a perder músculo e aumentar gordura, ela precisa ter uma alimentação balanceada para não perder massa magra”, explica a nutricionista. Essa propensão para o aumento de gordura é decorrência da diminuição do estrógeno.

Os primeiros sinais da menopausa

Segundo Marcela Reis, a mulher não entra na menopausa de uma hora para a outra. “O estrógeno vem caindo gradativamente a partir dos 30 anos. E a perda de massa muscular acontece também devido à redução gradativa da testosterona”, esclarece a nutricionista.

É importante que essa mulher faça atividade física regularmente e que ela tenha um bom consumo de proteína, para começar a amenizar a diminuição. Evite alimentos que sabidamente acumulam gordura como o açucar e as farinhas brancas.

Evite ficar muito tempo sem se alimentar, tenha uma alimentação mais saudável, mais rica em vitaminas, em minerais. Essas medidas são essenciais para tentar impedir que o metabolismo não perca o ritmo.

Tenha tempo para o seu corpo

A nutricionista pontua ainda que geralmente nessa idade a mulher está no ápice da vida profissional, mas também se divide entre casamento, criação dos filhos e rotinas domésticas. “Existe toda uma questão social que gira em torno dessa faixa etária fazendo com que muitas mulheres não tenham tempo para elas mesmas”, alerta Marcela Reis.

Ela enfatiza que nesta fase a mulher precisa ter uma atenção redobrada para que os afazeres do dia a dia não impeçam uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

A velha frase “você é o que você come” faz muito sentido nesta fase da vida. A partir dos 30 anos a mulher começa a perceber que o corpo dela já não responde mais tão rapidamente aos estímulos para perder gordura e ganhar massa magra, como acontecia aos 20 anos. “É importante ressaltar que essas mudanças acontecem gradativamente. O corpo vai mudando aos poucos”, alerta a nutricionista.

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