Mulher

08/02/2015 11:08 - Atualizado em 27/07/2016 11:22

Escutar música na gravidez traz benefícios para o bebê

Uma das formas de estimular o bebê ainda na barriga é escutar música durante a gestação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os bebês são capazes de captar informações ainda dentro da barriga da mãe, e os efeitos disso se refletem no desenvolvimento da criança. Você sabia que escutar música durante a gestação pode ajudar a desenvolver o cérebro do bebê? Conheça outros benefícios.

escutar musica

Benefícios de escutar música na gravidez

A partir da 21ª semana de gestação, o feto já está com os sistemas neurológico e de audição totalmente formados, possibilitando que ele atenda aos estímulos do lado de fora da barriga. Todos os sons que o bebê capta, como músicas e as vozes dos pais, serão importantes referências para ele após o nascimento, ajudando até mesmo a desenvolver a fala.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, escutar música ao longo da gravidez ajuda a desenvolver o cérebro do filho.

Os pesquisadores avaliaram 12 grávidas e seus bebês, divididos em dois grupos, após o parto. O primeiro grupo ouviu uma música infantil cinco vezes por semana, durante os últimos três meses de gravidez. Já o outro não teve contato com músicas no mesmo período.

Foram medidas as atividades cerebrais dos bebês logo após o nascimento e quatro meses depois. Já se sabia que os bebês guardavam memórias do que presenciaram no ventre, mas o resultado foi surpreendente. A atividade cerebral era muito mais forte e duradoura nas crianças que foram estimuladas a escutar música durante a gravidez.

Com isso, o estudo concluiu que os bebês são capazes de aprender mesmo muito pequenos e dentro da barriga da mãe.

E escutar música traz benefícios não só para os pequenos, mas também para as mães. Algumas canções ajudam a relaxar e reduzem os sintomas de depressão, estresse e ansiedade, comuns durante a gravidez.

Opções como música clássica, canção de ninar e sons calmos são os mais indicados. Eles sempre devem agradar a mãe, pois a sensação é transmitida para o bebê.

Outros estímulos além de escutar música

Além de escutar música, outros estímulos também trazem benefícios para a criança. Estimular o bebê de todas as formas ajuda nas etapas do crescimento e ainda fortalece o vínculo entre mãe e filho.

O bebê se sente mais tranquilo quando escuta o som da voz da mãe, que é a primeira a ser reconhecida. Por isso, é indicado cantar, contar histórias e conversar com a criança ainda dentro da barriga. O pai também pode participar desse momento para que o filho reconheça a voz dele.

Gostou das dicas? Conte para nós como você estimula o seu filho! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
mães e filhos
música
desenvolvimento do bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ