Mulher

03/03/2015 11:44 - Atualizado em 06/12/2016 10:36

Entenda como funciona o ciclo menstrual e por que ele se altera

Você sabe como funciona o ciclo menstrual? Quando alterado, ele pode indicar até mesmo doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Grande parte das mulheres apenas quer saber como funciona o ciclo menstrual para descobrir quais são os dias férteis. Porém, esse processo do organismo pode revelar outras particularidades do corpo, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos e até tumor na hipófise.

Outra vantagem de entender como funciona o ciclo menstrual é conseguir se programar para aqueles dias. Assim, é possível aliviar os sintomas desagradáveis da TPM com antecedência.

como funciona o ciclo menstrual

Saber como funciona o ciclo menstrual previne doenças

Quando está normal, a menstruação ocorre em intervalos entre 21 e 35 dias, tendo duração média entre três e cinco dias, com pequenas variações. Exceções acontecem no período antes da menopausa, em casos de gravidez ou nos dois primeiros anos após a menarca.

Caso não seja nenhuma dessas situações o motivo da alteração no ciclo, seja na quantidade de dias ou no nível de sangue perdido, então pode ser indício de um problema de saúde.

Para esses casos, procurar um médico é fundamental. A mulher precisa compreender como funciona o ciclo menstrual não apenas para questões de fertilidade, mas porque, assim, previne que diversas doenças se desenvolvam em seu organismo.

Por exemplo, caso haja falta de menstruação, pode ser o primeiro sinal de doenças como hipotireoidismo ou endometriose. Quando ela vem em excesso, feridas no colo do útero, câncer ou miomas podem estar começando a crescer dentro do corpo.

Mas, afinal, como funciona o ciclo menstrual?

Além dos problemas de saúde, estar atenta a como funciona o ciclo menstrual proporciona melhor organização para o momento de engravidar. É por meio dele que a mulher pode descobrir quando está em período fértil e pode tentar a gestação.

O ciclo da menstruação abrange os dias existentes entre o primeiro dia em que a mulher menstrua e o primeiro dia da menstruação seguinte. O período costuma ter duração de 21 a 35 dias, sendo mais comum o tempo de 28 dias.

A mulher sangra por dois ou até cinco dias. É nesse processo que o endométrio se desprende junto com o sangramento, saindo do corpo pela vagina.

Depois dessa etapa, vem a pré-ovulação, que dura do oitavo ao 13º dia de ciclo. O ovário passa a produzir estrogênio e o óvulo amadurece, deixando o endométrio mais grosso dentro do útero. A ovulação vem a seguir, entre o 14º e o 15º dia do ciclo, quando o óvulo acaba de amadurecer e é expulso do ovário.

Nas trompas de Falópio, ele é recebido e conduzido ao útero. É aí que o óvulo e o espermatozoide fecundam, se o casal praticar relações sexuais. O momento fértil ocorre 17 horas após a ovulação. Ao descobrir como funciona o ciclo menstrual, fica mais fácil programar uma gestação.

Se os ciclos são de 28 dias, é mais recorrente a ovulação no 14º dia de ciclo, sendo a fertilidade mais propícia nos quatro dias anteriores e nos quatro posteriores.

Na etapa de pós-ovulação, entre o 16º e 28º dia de ciclo, o óvulo se desintegra e é expulso pela menstruação, caso ele não tenha sido fecundando. Começa, então, um novo processo.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
menstruação
ovulação
período fértil
doenças da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ