Mulher

01/03/2015 04:20 - Atualizado em 20/11/2016 03:03

É possível prevenir hemorroidas na gravidez? Confira

Para evitar hemorroidas na gravidez, faça caminhadas diárias de 30 minutos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas mamães nem notam, mas as hemorroidas costumam aparecem nos últimos meses de gestação. As hemorroidas na gravidez causam, além de inchaço, um pouco de coceira e, nos casos mais graves, dor. Ao longo do tempo, as veias podem ficar ainda mais inchadas, causando nódulos na região anal. Confira como prevenir e tratar o problema.

hemorroidas na gravidez

Por que aparecem hemorroidas na gravidez?

Hemorroidas aparecem quando uma veia inflama, incha ou fica dolorida na região do ânus. O problema pode aparecer tanto na região exposta do ânus quanto por dentro. Além de desagradável nos momentos de sentar e ir ao banheiro, o problema pode causar constrangimento, ainda mais na reta final da gravidez.

Com o aumento do útero, as mulheres podem ter os seus vasos sanguíneos da região pélvica comprimidos. Isso dificulta a volta do sangue que é bombeado para o coração, acarretando a dilatação dos vasos. Além das hemorroidas na gravidez, nesse período a mulher também enfrenta dificuldades para evacuar.

Qual é o tratamento para as hemorroidas na gravidez?

Não existe um tratamento específico, apenas cuidados. Para diminuir a incidência de hemorroidas na gravidez, você precisa criar novos hábitos e se alimentar de maneira mais saudável. É importante também não forçar a evacuação, já que isso pode deixar a região anal machucada e propensa ao aparecimento do problema.

O médico pode sugerir a diminuição do consumo de alimentos mais picantes e pastosos, como pão, batata, banana e farinhas. Se o seu caso de hemorroidas na gravidez for mais complicado, pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ser recomendadas.

Outras medidas também evitam o problema. Confira:

Alimente-se bem

Vá ao nutricionista e converse sobre o seu problema. Ele criará uma dieta nova, com alimentos saudáveis e ricos em fibras, para garantir um melhor funcionamento do organismo. Por consequência, as idas ao banheiro serão menos traumáticas.

Beba água

Beba pelo menos dois litros de água por dia. Se necessário, coloque alarmes no celular de 30 em 30 minutos para lembrar de ingerir um copo da bebida. Ter consigo sempre uma garrafinha de água é outra dica. A água garante a hidratação do organismo e deixa as fezes mais macias e fáceis de evacuar.

Faça exercícios

Os exercícios físicos garantem a melhor circulação do sangue. Se você ainda não está acostumada ou não gosta, escolha atividades mais tranquilas, como caminhadas leves e voltas de bicicleta. Antes de apostar nos exercícios, converse com seu médico e confirme a liberação.

Vá sempre ao banheiro

Sentiu vontade? Vá logo! Segurar o cocô pode causar problemas intestinais. Esqueça aquela mania boba de apenas fazer as suas necessidades em casa. Nos momentos de emergência, não vale a pena correr riscos e segurar.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ânus
dor
gravidez
hemorroida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ