Mulher

24/07/2014 03:30 - Atualizado em 07/12/2016 09:53

Dor nos seios? Veja 5 possíveis causas

Dor nos seios pode ser provocada por diversos motivos ao longo da vida da mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A mulher pode sentir dor nos seios por diversos motivos ao longo de sua vida. Mas é bom ficar atenta ao que pode causar esse desconforto e ao que fazer para aliviar ou tratar os sintomas.

Por que ocorre a dor nos seios

A dor nos seios pode ser causada por diversos fatores naturais que acontecem no corpo da mulher no decorrer da vida. Na puberdade, as mamas ficam doloridas quando estão em processo de crescimento. Depois, nos períodos menstruais e de menopausa. É importante, porém, procurar um médico ginecologista em qualquer caso de dor mais forte ou sensação estranha.

Foto: ShutterstockDor nos seios deve ser tratada com cautela. Foto: iStock, Getty Images

5 principais causas da dor nos seios

Veja quais são os principais motivos que podem acarretar dor nos seios:

Período menstrual

Uma das principais causas são as alterações hormonais provocadas pela menstruação. O período pré-menstrual e o pós-menstrual também podem trazer um desconforto, pois as mamas ficam mais sensíveis durante o ciclo. 

Menopausa

Durante a menopausa - e em um período que antecede a menopausa, que pode ser entre os 30 e os 50 anos -, a mulher também costuma apresentar essa dor nas mamas.

Gravidez e pós-parto

Quando a mulher está grávida, principalmente se ainda é adolescente, pode sentir dor nos seios, pois o seu corpo está sofrendo uma série de alterações hormonais. Mas não ocorre em todos os casos, e a dor não é o principal sintoma da gravidez.

Após o parto e durante a amamentação, a dor na mama também é bem comum, pois o seio está trabalhando na produção do leite e fica mais sensível. 

Inflamação ou cisto

Outra possível causa pode ser uma inflamação provocada por uma pancada ou trauma nos seios, fazendo com que a dor seja sentida de forma contínua e em apenas um lugar.

Se for detectado que um cisto está causando a dor nos seios, esse cisto poderá ser removido ou então dissolvido com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e compressas, dependendo do seu tamanho. 

Uso de medicamentos

Em alguns casos, o uso de medicamentos também pode causar a dor nos seios, mas não é muito comum. O uso regular de contraceptivos, de drogas para terapia de reposição hormonal e alguns tipos de antidepressivos podem ser a origem do problema.

Dicas para aliviar a dor

 - A principal dica para aliviar o desconforto nas mamas é usar um sutiã de tamanho apropriado, que suporte de forma segura as mamas.

- Outra forma de diminuir o desconforto é consumir alimentos que estimulem a eliminação de líquidos, como morango, melancia, alcachofra, aspargo, agrião e salsa.

- Diminuir o consumo de sal, principalmente no período pré-menstrual, também ajuda, pois ele causa retensão de líquidos.

- Não deixe de praticar atividades físicas. Elas ajudam na circulação e previnem dores musculares e nas juntas por falta de exercício.

Importante: dor nos seios não é um sinal comum do câncer de mama, mas é preciso ficar atenta e sempre procurar um médico quando sentir dores muito fortes. Elas podem ser decorrentes de outras doenças graves.

Achou o texto interessante ? Então deixe seu comentário no nosso fórum!

TAGS
dores
seios
saúde da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ