Mulher

10/03/2015 11:50 - Atualizado em 05/12/2016 05:00

Descubra se você pode engravidar de gêmeos

Gravidez gemelar ocorre por motivos genéticos ou por consequência de tratamentos de fecundação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Engravidar de gêmeos é o sonho de muitas mulheres e, ao mesmo tempo, pode se tornar o desespero de outras. É que ter uma gravidez múltipla não é fácil. Índices apontam que apenas uma em cada 90 gestações é de gêmeos.

Com a popularização dos tratamentos de fecundação assistida, esse número subiu 3,2%. Isso ocorre porque, nesses procedimentos, são inseridos de dois até quatro óvulos no útero, aumentando as chances de fecundação. Ainda assim, alguns fatores genéricos podem favorecer a ocorrência da gravidez gemelar em algumas mulheres.

Conhece a seção Gravidez e Filhos? Tire suas dúvidas sobre o que acontece com o bebê e a mãe durante os 9 meses de gestação.

engravidar de gemeos
Os tratamentos são procurados principalmente por mulheres com mais de 30 anos. Os mais usados no Brasil são o coito programado, a inseminação ultra-uterina e a fertilização in vitro, além de reposições hormonais.

Faça o teste para verificar como está a sua Saúde Emocional

Fatores para engravidar de gêmeos naturalmente

O fator mais forte para engravidar de gêmeos naturalmente é a genética. Mulheres que tenham irmãos gêmeos na família tendem a ter gestações gemelares.

A fecundação múltipla é mais comum ainda quando o pai ou a mãe do feto são provenientes de uma gravidez de gêmeos. Entretanto, uma mulher pode engravidar de gêmeos sem ter tido casos semelhantes na família.

Algumas mulheres têm a predisposição genética para liberar mais de um óvulo em cada período fértil, e isso facilita. A ciência acredita também que há outros fatores que influenciem na gestação natural de mais de um feto, entre eles:

- Mulheres acima de 35 anos tendem a produzir mais hormônios e liberar mais de um óvulo por vez

- Parar de tomar pílula anticoncepcional após um longo período

- Mulheres altas têm 30% a mais de chances de gerar gêmeos

- A fecundação de múltiplos é mais frequente em mulheres negras.

Embora algumas mulheres recorram a métodos pouco tradicionais, como simpatias e alimentação especial, nenhum deles foi comprovado cientificamente. As possibilidades de uma gestação múltipla são provenientes da genética ou de tratamentos clínicos.

Por que alguns irmãos gêmeos não são idênticos?

engravidar de gemeos

Os gêmeos são irmãos que nascem de uma mesma gravidez, mas com certeza você já viu alguns que são totalmente diferentes. Pois é, engravidar de gêmeos não é garantia de ter dois filhos idênticos.

Isso ocorre porque existem os gêmeos monozigóticos e os dizigóticos, ou univetelinos e bivetelinos. Quando a mulher libera apenas um óvulo, e esse é fecundado, nascem irmãos idênticos, ou seja, os monozigóticos.

Por outro lado, se a mulher liberar mais de um óvulo e ambos forem fecundados, haverá uma gravidez de dizigóticos.

Nesse caso, nascerão um menino e uma menina ou dois bebês do mesmo gênero, porém com aparência distinta.

Famosas que conseguiram engravidar de gêmeos

Engravidar de gêmeos é sempre uma surpresa, ainda mais quando é naturalmente. Esse foi o caso da atriz Luana Piovani, que anunciou a gestação dupla no dia 1º de março, nas redes sociais. Ela já é mãe de Dom, de dois anos, e não tem casos de gêmeos na família.

Outro episódio muito conhecido é o da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que teve trigêmeos. Ao contrário de Luana, a jornalista se submeteu a tratamentos de fecundação. Poliana Abritta, atual apresentadora do Fantástico, também é mãe de trigêmeos.


Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
gestação
gêmeos
filhos gêmeos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ