Mulher

04/09/2014 05:28 - Atualizado em 11/12/2016 08:41

Descubra quais são as principais causas do ressecamento vaginal

Estresse é uma das possíveis causas do ressecamento vaginal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É muito comum entre a mulheres ocorrer ressecamento vaginal. Por isso, é importante ter as orientações corretas para saber se o seu caso é realmente um problema que deve ser tratado com algum tipo de medicamento. Para entender mais, veja a seguir as principais causas do ressecamento vaginal, os seus sintomas e formas de tratamento.

causas-do-ressecamento-vaginal

O que é o ressecamento e os seus sintomas

A secura na área vaginal é a falta ou ausência da umidificação natural, podendo causar desconforto na hora das relações sexuais. Mas é preciso saber que a lubrificação da vagina acontece quando a mulher é estimulada, sendo uma consequência da excitação sexual.

Se mesmo assim ocorrer a ausência de lubrificação, o caso deve ser investigado por um ginecologista para saber as causas do ressecamento vaginal.

Quando a mulher sofre com a secura da vagina, ela pode sentir ardência, coceira e principalmente desconforto durante as relações sexuais. Isso ocorre porque a penetração pode causar dor e incômodo para a mulher, devido ao atrito pela falta de umidificação da vagina.

Mulheres com ressecamento vaginal também podem contrair infecções e inflamações de forma mais fácil, pois a produção de corrimento para umidificar a vagina é uma forma natural de evitar a contaminação por bactérias.

Causas do ressecamento vaginal

As causas do ressecamento vaginal podem estar relacionadas a diversos fatores. Confira a seguir quais são os principais.

Menopausa

Durante o período da menopausa, a mulher sofre uma série de alterações hormonais. Uma delas é a diminuição da produção de estrogênio, que faz com que as paredes da vagina fiquem mais finas e assim mais sensíveis, fragilizadas e também ressecadas.

Estresse

O estresse, a ansiedade e o cansaço de maneira excessiva também podem acabar ocasionando esse problema. Isso ocorre porque esses sintomas muitas vezes diminuem a libido da mulher, gerando a deficiência do processo de excitação sexual e umidificação natural da vagina.

Gravidez

A gravidez também pode ser uma das principais causas do ressecamento vaginal. No período inicial da gestação o corpo da mulher apresenta diversas mudanças e entre elas pode estar a secura vaginal, causada também pelas alterações hormonais.

Além dessas, outras possíveis causas do ressecamento que podem ser citadas são:

- Distúrbios hormonais - principalmente de estrogênios - e distúrbios do ovário

- Amamentação do bebê

- Infecções vaginais

- Higiene das partes íntimas de forma excessiva

- Fumar, beber ou utilizar outros tipos de drogas

- Uso de medicamentos como, por exemplo, antidepressivos

- Ausência ou escassez de relações sexuais.

Tratamentos

Existem vários tipos de tratamentos que podem amenizar as causas do ressecamento vaginal e manter essa área do corpo da mulher saudável, evitando os desconfortos que isso pode causar.

Entre os principais métodos está o uso de lubrificantes que contenham ácido hialurônico, vitamina PP e glicerol, substâncias que reidratam e lubrificam a vagina. E também pode ser feito um tratamento através de hormônios, que podem ser encontrados em forma de pílula, creme, supositório ou gel.

Vale lembrar que é muito importante procurar a orientação de um ginecologista, pois ele irá indicar o que é melhor para o seu caso.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e fique ligado na nossa página do Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ