Mulher

21/04/2015 11:26 - Atualizado em 07/12/2016 08:20

Descubra por que o atraso menstrual acontece

Estresse, ansiedade e problemas na tireoide pode ocasionar menstruação atrasada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Basta a menstruação atrasar alguns dias para aquela dúvida começar a latejar na cabeça: "será que eu estou grávida?". Apesar de esse ser um sinal bastante característico da gravidez, diversos fatores como estresse, ansiedade e troca do anticoncepcional podem alterar o funcionamento hormonal da mulher e causar o atraso menstrual.

Sua menstruação pode ser afetada por causas externas e internas, que podem ser identificadas de forma que o ciclo volte ao normal. Muitas dúvidas, não é mesmo? Mas, calma: vamos explicar para você as causas do atraso menstrual e o que ele pode significar:

atraso menstrual

Possíveis causas para o atraso

Estresse e ansiedade

Fatores emocionais são suficientes para atrasar sua menstruação por alguns dias. O estresse ou a ansiedade excessiva podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, localizado na região do cérebro. O estresse pode, inclusive, fazer com que você não ovule em um determinado ciclo, causando ausência de menstruação no mês.

Trabalho excessivo, problemas profissionais, financeiros ou familiares, ter uma prova importante a curto prazo, precisar defender uma tese, ter um filho doente em casa e outras situações podem ocasionar o atraso menstrual.

Interrupção do anticoncepcional

Mulheres que tomam o anticoncepcional oral de forma correta menstruam de maneira bastante regular. Porém, se depois de alguns anos de uso da pílula, você resolve suspendê-la, é possível que seu ciclo natural demore algum tempo para se normalizar.

Basta ter paciência, que o ciclo ovulatório irá se reorganizar naturalmente dentro de, no máximo, seis meses. Porém, é bom ressaltar que toda mulher com mais de três meses de ausência de menstruação deve procurar orientação do seu ginecologista.

Infecções ou doenças

Estar doente pode ser uma causa de atraso menstrual. Não é preciso ser uma doença grave, como infarto, tuberculose ou hepatite. Viroses comuns, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites, podem ser suficientes para desarranjar o seu ciclo menstrual, atrasando sua menstruação por alguns dias.

Alguns medicamentos também podem influenciar os hormônios e causar o atraso menstrual, como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, drogas de quimioterapia e anti-hipertensivos.

Mudanças recentes no peso corporal

Ganhar muito peso ou perdê-lo em pouco tempo também é uma causa do atraso menstrual. As células de gordura do corpo contribuem na produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pela maturação dos óvulos.

Alterações bruscas na composição de gordura do corpo mudam agudamente os níveis de estrogênio podendo interferir na ovulação e, consequentemente, na data da menstruação.

Problemas na tireoide

Uma tireoide que funciona mal também pode causar alterações no ciclo. Em quadros de mulheres que façam uso de remédios para tireoide, pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos podem desregular o ciclo e provocar atraso menstrual.

atraso menstrual

O que fazer quando a menstruação atrasa

Verifique há quantos dias a menstruação está atrasada e, se nos últimos dias, você esteve muito cansada, estressada ou nervosa.

É recomendado fazer um teste de gravidez. Se o teste der negativo, é importante consultar o ginecologista porque ele pode solicitar exames de sangue e até mesmo exame da tireoide para verificar o que pode estar deixando o ciclo menstrual irregular.

Anote, a cada mês e em um único calendário, os dias em que fica menstruada e outros dados, como "pouca menstruação" ou "menstruação abundante", levando estas informações para as consultas com o ginecologista.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
anticoncepcional
hormônios femininos
gravidez
tireoide

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ