Mulher

07/11/2014 09:08 - Atualizado em 07/12/2016 08:43

Descubra como prevenir a celulite infecciosa

A celulite infecciosa deve ser tratada com antibióticos e diagnosticada o mais rápido possível.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Diferentemente da famosa celulite, que apenas deixa marquinhas inofensivas na pele, a celulite infecciosa traz problemas para as mulheres e também para homens. A doença não escolhe idade: pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela é vista normalmente em pessoas com imunidade baixa e, sem o tratamento adequado, pode até levar à morte.

O que é a celulite infecciosa?

As bactérias costumam entrar no corpo através de machucados, espinhas e unhas encravadas. Os invasores mais comuns causadores da doença são Streptococcus pyogenes (grupos A, B, C e G) e Staphylococcus aureus.

celulite-infecciosa

As áreas nas quais são mais vistos os casos da celulite são as pernas, pés e rosto. Os principais sintomas da celulite infecciosa são pele vermelha, febre, dor na área vermelha, inchaço e pele muito macia. Se a infecção se espalhar pelo sangue, é normal o paciente sentir febre, ter crises de vômitos, respiração mais rápida e desorientação.

Tratamento da celulite infecciosa

A celulite infecciosa pode causar a septimicia, que é a infecção generalizada. Caso seja diagnosticada a doença, é indicado o início rápido do tratamento para que as bactérias sejam eliminadas do corpo. Além disso, o tratamento iniciado de forma mais rápida previne o aparecimento de mais casos e trata a dor antes que ela aumente.

Por ser uma infecção bacteriana, a celulite infecciosa deve ser tratada através do uso dos antibióticos. O caso deve ser analisado por um especialista para ver qual bactéria que está afetando o enfermo - somente assim escolhendo o medicamento mais indicado em cada caso.

Durante o tratamento, é indicado deixar as pernas para cima. Isso faz com que o inchaço diminua e que o desconforto seja cessado. Em alguns casos também são aplicados no local da celulite infecciosa curativos gelados. O tratamento com antibióticos normalmente dura sete dias, podendo se estender para 14 dependendo do tamanho da lesão. É indicado o repouso absoluto.

Outra complicação que também pode ser vista é o surgimento e rompimento de bolsas, que podem causar a necrose da área. Em alguns casos de celulite infecciosa, por existir a inflamação dos vasos linfáticos, o aspecto inchado do local afetado pode ficar para o resto da vida.

Para evitar o aparecimento da doença, sempre que você estiver com algum machucado no corpo, lave a área e aplique uma pomada antibacteriana. Quando for aplicar os produtos nos machucados lave as mãos e aplique álcool gel. Se o corte for grande, tente deixar o local sempre enfaixado para evitar o contato da área com bactérias. Com medidas preventivas, a chance de ter a doença é muito baixo.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
celulite
pele
beleza
estética

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ