Mulher

14/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:40

Descubra como aliviar a dor nas costas na gravidez

Mais da metade das mulheres sofre com dor nas costas na gravidez.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais da metade das gestantes sofre, em algum momento, de dores nas costas na gravidez. Felizmente, há maneiras de aliviar esse problema.

Dores nas costas na gravidez

Foto: Shutterstock

A dor nas costas na gravidez se deve a mudanças hormonais, que deixam as articulações e os ligamentos mais soltos, provocando instabilidade e dor em momentos específicos. Além dessas alterações químicas que ocorrem quando a mulher se prepara para conceber um filho, os músculos abdominais ficam mais fracos, já que o útero precisa se expandir, e assim o centro de gravidade muda de lugar. Há ainda o peso da barriga, que aumenta conforme os meses de gestação passam. Com ele, a postura da mulher é alterada e força os nervos da coluna, provocando a típica dor nas costas na gravidez.

Amenizando a dor nas costas na gravidez

A dor nas costas na gravidez não prejudica a saúde do bebê, mas incomoda bastante a mãe. Existem, no entanto, maneiras de aliviar esses incômodos. Confira abaixo algumas dicas para suportar melhor o problema:

Condicionamento físico

Caso você esteja planejando engravidar, tenha em mente que, se você apresentar boas condições físicas, o seu período de gestação vai ser bem mais confortávelSe um bebê já estiver se formando dentro de você, isso não a impede de fazer exercícios de forma moderada, como a caminhada, e se condicionar para amenizar as dores. Uma boa atividade é ficar de quatro, com as costas retas, inspirar e, ao expirar, contrair a barriga, mantendo a contração por 5 a 10 segundos, sem prender a respiração nem mexer as costas. Relaxe os músculos de modo devagar ao terminar. Aulas de hidroginástica também são excelentes para aliviar a pressão sobre a coluna.

Ao deitar

Se for deitar de lado para amenizar a dor, faça-o com os joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas e outro embaixo da barriga. No fim da gravidez, no entanto, evite permanecer nessa posição por períodos prolongados

Postura ereta

Ao sentar, mantenha as costas eretas, com as nádegas bem ao fundo do assento e o quadril, joelhos e tornozelos formando um ângulo de 90 graus. Não fique em pé durante períodos longos e, quando se abaixar, procure não inclinar as costas, e sim flexionar os joelhos. É importante que você não erga objetos grandes e pesados.

Massagem

Massagem na região lombar ajuda a diminuir a dor. Apoiada nas costas de uma cadeira, peça para o seu parceiro concentrar a massagem na região lombar, onde dói mais. Considere também buscar o serviço de um quiropraxista ou fisioterapeuta. Vale a pena.

Outros cuidados

Procure usar sapatos com salto baixo, confortáveis, firmes e com bom suporte. Cinto de apoio à maternidade pode ser uma boa ideia. A cinta de sustentação ajuda a distribuir o peso da barriga, aliviando a sobrecarga dos músculos do abdômen e das costas. Banho quente de imersão ou bolsa de água quente nas costas são outras dicas.

Se a dor nas costas na gravidez estiver muito grande, você deve alertar seu médico, pois existem diferentes tipos de dor, e ele pode diagnosticar algum quadro mais grave.

Se você já passou por isso ou ainda tem dúvidas de como diminuir as dores nas costas durante a gravidez, conte-nos sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ