Mulher

01/11/2014 05:08 - Atualizado em 29/11/2016 08:01

Descoberta de metástases: Como a vida muda com o câncer

Conheça a história de quem descobriu metástases e soube enfrentar o avanço do câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando um tumor maligno se espalha pelo corpo e começa a atingir outros órgãos, inicia-se um fenômeno chamado de metástase. Ela significa um agravamento do câncer, já que as células cancerígenas se desprendem de um tumor e se alojam em outra parte do corpo. A notícia das metástases é mais assustadora do que a de um tumor.

A descoberta das metástases

A descoberta de uma metástase é sempre um momento muito complicado. O paciente, já abalado pelo tratamento de cura do primeiro tumor, se vê colocado em um novo desafio. As metástases mostram que o câncer é realmente forte e vence até mesmo os medicamentos utilizados. É nessa hora que o lado psicológico é afetado, juntamente com o corpo.

metastases

O abalo emocional que a notícia do espalhamento do câncer causa pode ser mais perigoso do que as próprias metástases. “Eu já estava cansada e pensei seriamente em recusar o tratamento. Todos os meus projetos tinham ido por água abaixo. Chorei, esperneei, tive muita raiva por ter que passar novamente por esse tratamento horroroso que é a quimioterapia”, afirma a blogueira Cristiane Chagas.

Cristiane descobriu um câncer de mama em 2011, enquanto fazia um autoexame nos seios. Otimista com relação à doença, resolveu passar por todos os tratamentos sem alterar sua rotina. Ao fim da primeira rodada de quimioterapias, ela voltou a fazer planos para o futuro. Foi então que recebeu pela primeira vez a notícia de que seu câncer havia entrado em estágio de metástase. Em menos de um ano, ela descobriu a notícia de uma segunda metástase.

Como lidar com metástases

Enfrentar uma doença que parece ser mais forte do que os tratamentos disponíveis é sim uma situação que leva muitas pessoas ao desespero, mas manter-se firme frente ao problema é o primeiro passo para vencer as metástases. Encontrar na família e nos amigos o apoio e a motivação para seguir adiante é sempre uma ajuda bem vinda.

Não se iluda pensando que você é a única pessoa que tem dificuldades em enfrentar o câncer, pois não é. “Eu não levo o câncer “numa boa” como as pessoas podem imaginar. Ninguém leva, isso é impossível. Eu simplesmente tento escolher e dar destaque as coisas positivas que vão surgindo na minha vida, já que de negativo basta o câncer”, explica a blogueira.

É preciso seguir a vida “apesar de”. Fazer planos ou pôr em prática alguma projeto antigo ajuda a enxergar que o câncer não é motivo suficiente para que a vida pare. “Eu vou tentando inventar coisas para fazer, pra me distrair e ajudar as pessoas se possível. Primeiro eu desenvolvi um blog que era mais geral. Nele eu falava de mim, mas sempre procurando dar dicas, conselhos”, conta Cristiane.

Hoje ela deixou esse blog de lado, na época chamado de “Do fundo do peito”, e se dedica a um novo projeto, criado para encaixar-se à fase que Cristiane vive. Ela diz que a descoberta de novas metástases fez com que ela entrasse em uma outra parte de sua vida e que quer vivê-la intensamente. O “Ca On the Road”, novo blog, é escrito durante as andanças da blogueira pela Europa.

Agora, já experiente nas batalhas contra o câncer, Cristiane Chagas dá apenas um conselho para as mulheres: conheçam a si mesmas. “Se conhecer é muito importante e não só por causa do câncer. A nossa sociedade ainda é muito machista e moralista, e a mulher acaba não tendo posse do seu bem mais precioso, seu corpo”, finaliza a blogueira.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
metástases
câncer
prevenção do câncer
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ