Mulher

07/10/2015 05:29 - Atualizado em 09/12/2016 04:39

De Patrícia Pillar a Jane Fonda: 5 famosas que venceram o câncer

Ninguém está livre do câncer de mama e a prevenção é a melhor forma de vencer a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% dos novos casos da doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O diagnóstico pode ocorrer em qualquer pessoa, a exemplo de celebridades como Patrícia Pillar e Jane Fonda, que superaram a doença.

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns evoluem de forma rápida, enquanto outros, não. Em geral, a maioria dos casos tem bom prognóstico, principalmente quando diagnosticados precocemente. Isso apenas reforça a importância da realização de exames preventivos regularmente.

patricia pillar

Patrícia Pillar é exemplo de superação

É preciso ter em mente que ninguém está livre da doença e que as medidas de prevenção devem ser adotadas por todas as mulheres. Várias celebridades já foram diagnosticadas com câncer de mama e conseguiram vencer a doença, tornando-se exemplos de superação e incentivando ainda mais a realização de exames preventivos.

A atriz brasileira Patrícia Pillar é uma das histórias mais conhecidas no país. Ela descobriu o câncer de mama durante um autoexame em 2001, aos 37 anos, quando sentiu um nódulo no seio esquerdo. Após uma cirurgia para a retirada do tumor e sessões de quimioterapia, a atriz foi considerada curada.

O câncer de Patrícia Pillar foi um tipo raro, chamado de doença de Paget. Em 2002, a atriz fez questão de falar sobre o assunto publicamente e explicou que seu tipo de câncer parecia mais uma dermatite na aréola do seio. “Meu câncer de mama se espalhou e houve metástase para meus ossos”, explicou em nota.

A atriz ainda relatou que o seu câncer apareceu no exterior da mama, surgindo como uma vermelhidão, que depois se tornaria uma lesão com bordas crustosas. Devido a essa forma rara da doença, o diagnóstico levou ainda mais tempo, resultando na retirada da mama.

Mesmo depois de receber doses de quimioterapia, de 28 tratamentos de radioterapia e de tomar Tomoxipan, o câncer se espalhou e houve metástase para os ossos.

O caso de Patrícia Pillar serve para alertar sobre a importância das consultas preventivas, além de divulgar os sintomas de um tipo raro de câncer. Lembre-se: qualquer alteração nas mamas deve ser investigada o quanto antes.

Patricia Pillar, jane fonda, elba ramalho, kylie minogue e christina applegate

Famosas que venceram o câncer de mama

Em 2010, durante um exame de rotina, Jane Fonda identificou um tumor no seio. O câncer ainda não estava avançado e, portanto, não era invasivo. Com o diagnóstico precoce, a atriz ganhadora de dois Oscar passou por uma cirurgia e se curou sem complicações, evitando que a doença se espalhasse.

A cantora brasileira Elba Ramalho também foi diagnosticada em 2010, ao 59 anos, e teve que se submeter a cirurgia para a retirada de um nódulo no seio, além de fazer radioterapia. Com o tratamento, Elba venceu o câncer e, em nota divulgada à imprensa, contou que sua doença era de origem hormonal.

Após exames preventivos, em 2005, Kylie Minogue descobriu um nódulo em sua mama esquerda. A cantora pop australiana passou por uma mastectomia parcial e fez três anos de quimioterapia e radioterapia para vencer a doença.

A atriz Christina Applegate foi diagnosticada em 2008, aos 36 anos, e preferiu remover os dois seios, após descobrir que possui uma mutação no gene BRCA1, indicando riscos de a doença voltar. A mãe da atriz também teve câncer de mama.

Saiba Mais
Marcadores tumorais indicam a presença de câncer no organismo
Mastectomia preventiva: Quando retirar os seios é opção
Ooforectomia: Entenda a cirurgia feita por Angelina Jolie

Outras celebridades, como Rita Lee e Angelina Jolie, fizeram mastectomia como uma forma de prevenção da doença, optando por retirar os seios para evitar um possível diagnóstico de câncer de mama. 

Conhece outra história de superação? Deixe um comentário! E aproveite para conferir dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
prevenção
autoexame
mastectomia preventiva
BRCA1

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ