Mulher

01/03/2015 08:07 - Atualizado em 03/11/2016 05:41

Cuidados na gravidez garantem que o bebê nasça sem complicações

A alimentação equilibrada é um dos cuidados na gravidez para manter a saúde da mãe e do bebê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ser mãe é um dos momentos mais esperados para as mulheres. Todas desejam que o parto ocorra bem e que o filho nasça com saúde.

Para ter uma gestação tranquila e um bebê saudável, são necessários alguns cuidados na gravidez. Assim, o pequeno se desenvolve corretamente e a mãe passa pelo período sem complicações.

cuidados na gravidez

Principais cuidados na gravidez

Exames

Um dos mais importantes cuidados na gravidez é fazer todos os exames corretamente e no tempo adequado. Organize e planeje seu pré-natal, pois isso é básico para a saúde do bebê. Escolha bem o obstetra ou ginecologista que vai acompanhar toda a gestação para ter ainda mais segurança e confiança na hora do parto.

Alimentação

Durante a gravidez, a mulher precisa consumir ainda mais vitaminas e nutrientes para fortalecer o seu organismo e o do bebê. A alimentação deve ser saudável e equilibrada, sem excessos. O ideal é ter uma dieta composta por verduras, legumes, frutas, carboidratos integrais, proteína e laticínios em geral.

Pele

A pele também merece atenção redobrada. O corpo sofre alterações rapidamente e precisa ser preparado. Assim, evitam-se problemas como estrias e manchas. Os principais cuidados são a aplicação de hidratantes, para dar mais elasticidade à pele, e o uso de protetor solar todos os dias, pois a exposição ao sol pode causar manchas e outras complicações.

Exercícios físicos

Manter a prática regular de atividades físicas está entre os cuidados na gravidez mais importantes. Os melhores tipos de exercícios para a gestante devem ser indicados pelo médico, que avalia os riscos e limitações de acordo com cada situação.

Geralmente, as atividades mais indicadas são caminhada, hidroginástica, pilates e yoga. Além de terem baixo impacto, também ajudam a aliviar o estresse e ansiedade.

Suplementos

Alguns suplementos vitamínicos podem ser receitados pelos médicos, variando de acordo com a necessidade de cada gestante. O mais comum é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê. Também podem ser indicada a suplementação de ferro, cálcio e ômega 3 para reforçar a nutrição e ajudar no desenvolvimento saudável da criança.

Outros cuidados na gravidez

O primeiro trimestre é o que mais demanda cuidados na gravidez, pois é nesse período que ocorre a maioria dos abortos espontâneos. Isso acontece devido a doenças maternas, tabagismo, insuficiência da placenta e infecções, como a toxoplasmose. Anemia, diabetes sem controle e pressão alta também aumentam os riscos para a gestação.

Por isso, é preciso fazer o pré-natal o quanto antes. Nos primeiros meses, os cuidados na gravidez devem ser redobrados. É importante reduzir o consumo de café e chás, pois a cafeína aumenta o risco de o bebê nascer com baixo peso. Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não comer carne crua ou mal cozida e não se automedicar são outras recomendações.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
grávidas
gestação
cuidados na gestação
pré-natal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ