Mulher

29/05/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 08:09

Corrimento vaginal pode ser sinal de candidíase

Corrimento pode indicar candidíase.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Candidíase é um processo infeccioso provocado pelo fungo Cândida Albicans, presente na flora vaginal e intestinal das mulheres e em forma de esporos penianos no homem.

Principais Causas
Uso continuado de pílula anticoncepcional, que baixa a imunidade; alimentação indevida; consumo excessivo de doces e alimentos ácidos; calça muito apertada e uso de antibióticos, que alteram a flora da vagina, são alguns dos fatores. Pessoas diabéticas também têm mais facilidade pra desenvolver a doença.

“A vagina tem em sua flora os lactobacilos, que fazem parte da defesa natural do órgão, o uso de antibiótico pode atacar essa flora deixando-a vulnerável”, explica Maria Cristina Thomé da Silva, ginecologista e obstetra.

 

Como identificar a candidíase
Um dos fatores que identifica o aparecimento da cândida é o corrimento branco, de aspecto leitoso, parecido com a nata do leite que chega a ter coloração esverdeada em alguns casos. Não tem odor, porém causa ardor, coceira e costuma aparecer antes da menstruação, momento em que o ph da vagina está alterado.

“Existe também o corrimento amarelado que, diferente da candidíase, é causado por bactérias, como Gardnerella ou Tricomonas, tem cheiro forte e costuma aparecer após a menstruação. Neste caso, geralmente, a pessoa adquire por contaminação, portanto é imprescindível que o parceiro também faça o tratamento” alerta a médica.

Tratamento
Além do medicamento sugerido pelo médico (cremes antifúngicos de aplicação local), também é preciso mudar hábitos e ter mais cuidado com: o uso continuado de pílulas anticoncepcionais, a alimentação, o uso excessivo de meias calças e biquíni molhado. “O tratamento dura em média uma semana, pois é o tempo que as células vaginais necessitam para serem renovadas”, conta a Dra. Maria Cristina Thomé da Silva.

Lembrando que o diagnóstico preciso só pode ser dado pelo médico especialista.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ