Mulher

12/02/2015 10:12 - Atualizado em 05/12/2016 10:23

Conheça o desenvolvimento do bebê durante as semanas de gravidez

Entenda os processos pelos quais o seu filho passa ao longo das 40 semanas de gravidez.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gestação gera uma grande expectativa nas mamães. À medida que as semanas de gravidez vão passando, a mulher vai se perguntando se está tudo bem com o bebezinho. Descubra o que se passa com o seu filho em cada etapa da vida intrauterina e maravilhe-se com o dom da vida.

semanas de gravidez

Como são calculadas as semanas de gravidez?

Para entender o processo, é preciso saber que a gravidez é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Ou seja, 15 dias antes de o bebê ser concebido. A medida para calcular o tamanho do bebezinho durante as semanas de gravidez é sempre da cabeça às nádegas.

Na sexta semana, o embrião mede de 2mm a 4mm. Para se ter uma ideia, é do mesmo tamanho que um grão de lentilha. Mesmo muito pequenino, o coração já começa a bater. Na 10ª semana, o pequeno grãozinho já é cerca de dez vezes maior. Mede, aproximadamente, de 31mm a 42mm e pesa 5g.

Aos três meses (12 semanas de gravidez), o feto mede em torno de 60mm e pesa de 8g a 14g. O pequeno serzinho já esta totalmente formado, porém os órgãos ainda precisam se desenvolver. Ele já tem a habilidade de se mexer, mas, por ser tão minúsculo, a mamãe nem percebe.

Quando chega à 14ª semana, o grãozinho de lentilha já tem o tamanho de uma laranja. Mede entre 80mm e 93mm e pesa 25g.

A 16ª semana é o período que as mamães esperam com mais ansiedade, pois é a partir dele que é possível identificar com precisão o sexo do bebê. Nessa etapa, ele já tem de 108mm a 116mm e pesa 80g.

Com cinco meses (20 semanas de gravidez), ele começa a crescer numa velocidade bem maior que no início da gestação. Já mede de 140mm a 150mm e pesa cerca de meio quilo. O tamanho é semelhante ao de um mamão.

O que acontece nas últimas semanas de gravidez

Na 23ª semana, a audição do feto melhora bastante. Para as mamães tagarelas, lembrar que o bebê está ouvindo tudo é fundamental. Converse com ele e peça para o papai conversar também. Assim, ele vai se acostumando aos sons da família e, pode ter certeza, logo responderá a esse estímulo. O bebê já mede 22cm.

Com sete meses, ou 28 semanas de gravidez, o pequeno aumenta mais três centímetros e dobra o peso, podendo chegar a 1,1kg. A partir da 31ª semana, as pálpebras já descobrem sua função e ficam abertas enquanto ele está em atividade e fechadas para ele dormir. Mede 28cm e pesa cerca de 1,6kg.

Sete dias depois, o bebê já tem visão, audição, olfato, tato e paladar funcionando. Na
36ª semana, ele já está grandão e começa a fazer a manobra para sair da barriga da mamãe, colocando-se de cabeça para baixo. Pesa cerca de 2,75kg e tem em torno de 34cm.

É a 40ª semana a mais esperada. Pesando em média 3kg e com comprimento total de cerca de 48cm, ele está prontinho para sair da barriga e finalmente conhecer a mamãe que o carregou por esse tempo todo. Então, é só curtir o bebê e viver o amor incondicional.

E aí, aprendeu como funciona o processo da gravidez? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gestação
desenvolvimento do bebê
grávidas
vida intrauterina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ