Mulher

06/07/2015 03:26 - Atualizado em 30/11/2016 12:39

Conheça as fases da gravidez e as transformações no corpo da mulher

Ao longo das diferentes fases da gravidez, a futura mamãe sofre mudanças corporais importante para a sua saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sonho de ser mãe se aproxima e, com ele, vêm as transformações. Durante as diferentes fases da gravidez, o corpo da mulher se modifica de maneira contínua, conforme o feto se desenvolve. E nada é por acaso: por nove meses, as mudanças pelas quais a futura mamãe irá passar podem definir a saúde do bebê.

Para realizar esse acompanhamento, os profissionais da saúde gestacional costumam dividir os períodos da gravidez em trimestres. O primeiro vai da 1ª até a 13ª semana. O segundo, da 14ª a 26ª. E, por último, o terceiro trimestre segue até quando o bebê está pronto para nascer. Entenda a seguir o que acontece com você e seu filho nas fases da gravidez.

fases da gravidez

O que muda na mulher nas diferentes fases da gravidez

Primeiro trimestre

A primeira grande mudança física que ocorre na mulher durante o primeiro trimestre da gestação, é na região da pélvis. O útero aumenta para acomodar o bebê que irá se formar ali. Além disso, para que o embrião e a placenta se desenvolvam, a circulação de sangue na região se torna maior.

É nesse período que a produção hormonal sobe de forma crescente e rápida. Por exemplo, o aumento do hormônio progesterona faz o intestino da mulher funcionar mais devagar, para que ela absorva melhor os nutrientes da alimentação.

Segundo Ludmila Machado Neves Bercaire, ginecologista e obstetra, as náuseas são mais frequentes durante o primeiro trimestre e costumam desaparecer a partir do segundo. “Podem surgir a qualquer hora do dia, mas normalmente acontecem de manhã, principalmente quando a mulher ainda está de jejum. As náuseas não afetarão o bebê enquanto ela continua ganhando peso e consegue se alimentar bem”, explica.

Segundo trimestre

De acordo com o avanço da gravidez, o útero também aumenta de tamanho e os seios passam por modificações para a futura amamentação. Por isso, é normal que a mulher sinta formigamentos e uma leve dor nas mamas.

O inchaço causado pelo aumento do útero e pela retenção de líquidos pode estender essa sensação de formigamento para as articulações. Incontinência urinária é outro sinal perceptível na segunda das fases da gravidez.

Terceiro trimestre

Os segundo e terceiro semestres são as fases da gravidez onde o seu corpo passará pelas mudanças mais visíveis. Não se assuste, mas por conta da nova acomodação e crescimento do feto, as costelas da mulher começam a ser empurradas para fora e uma mudança ocorre em seu equilíbrio.

A gestante começa a andar com os pés direcionados para fora, pois precisa sustentar o bebê e posicionar o corpo de maneira confortável para a coluna. A partir do terceiro trimestre, os seios podem liberar uma secreção chamada colostro, que é o primeiro leite que a mulher produz.

Ludmila aponta mais sintomas comuns na mulher durantes as fases da gravidez: o cansaço, a vontade de dormir o tempo todo, constipação, manchas na pele e infecções urinárias.

Desenvolvimento do feto nas fases da gravidez

De acordo com Ludmila, o primeiro trimestre é o de período implantacional, ou seja, é quando o embrião se implanta no útero. “Entre a quarta e oitava semanas, ocorre o início da formação de órgãos e sistemas, momento considerado crítico no desenvolvimento, no qual a exposição materna a agentes teratogênicos pode levar às malformações”, alerta. Maus hábitos, como o tabagismo, devem ser eliminados.

Ao final do primeiro trimestre, o embrião é considerado um feto, apresentando aspecto nitidamente humano. No segundo trimestre, a anatomia fetal continua a se desenvolver.

Em seguida, no terceiro trimestre, há o amadurecimento de órgãos vitais, como os pulmões e o sistema nervoso central. É nessa fase que o bebê ganha maior peso e começa a se amadurecer para o parto.

Gostou de saber o que acontece com você e seu bebê durante as fases da gravidez? Deixe um comentário! E se mantenha ligada nas novidades que encontra aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
gestação
mulher
feto
bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ