Mulher

15/01/2015 09:36 - Atualizado em 23/11/2016 10:15

Confira dicas para ter mais qualidade de vida na menopausa

Alimentação saudável e terapias alternativas aumentam a qualidade de vida na menopausa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A menopausa é um periodo conturbado na vida de qualquer mulher. Quando os níveis de hormônios começam a diminuir, elas passam por uma série de transformações que podem ser impactantes. Manter a qualidade de vida na menopausa é uma tarefa que depende de algumas mudanças nos hábitos e na ações. É preciso compreender que, quando o corpo muda, a rotina também precisa ser alterada.

Mais qualidade de vida na menopausa

Quando a mulher entra na menopausa, os ovários começam a reduzir a produção do estrogênio e da progesterona, os hormônios sexuais femininos. Essa diminuição acontece de forma gradativa, até que a produção cesse completamente.

qualidade de vida na menopausa

Nesse período, as mulheres começam a sentir muito calor, começam a ter secura vaginal e a pele passa a perder o brilho, ficando mais enrugada.

As mudanças corporais e a diminuição do desejo sexual que ocorre nessa fase faz com que muitas mulheres fiquem desanimadas e percam a vontade de viver. Não são raros os casos de mulheres que entram em depressão quando chega a menopausa. Criar novos hábitos e adotar algumas práticas diferentes pode ajudar a conquistar mais qualidade de vida na menopausa.

O primeiro passo é analisar o estilo de vida que você leva. Quando a menopausa chega, ela sinaliza que o corpo já está cansado de determinadas situações e pede por mudanças.

Mulheres que possuem um estilo de vida muito agitado e intenso passam por desequilíbrios hormonais mesmo fora da menopausa. Nessa fase, então, fica ainda mais difícil conquistar o equilíbrio. Priorize o lazer e o descanso.

Assim como os hormônios baixam nesse período, o metabolismo também se reduz consideravelmente. Isso significa que é preciso adquirir hábitos alimentares saudáveis, para que o corpo se mantenha em pleno funcionamento. Comidas com alto teor de sódio, por exemplo, causam retensão de líquidos, o que aumenta o peso e causa desconforto, comprometendo a qualidade de vida na menopausa.

A yoga é uma prática que equilibra o corpo e a mente, sendo uma das mais indicadas para as mulheres que estão na menopausa. O corpo precisa se reencontrar em meio às novas condições, enquanto a mente precisa estar relaxada e tranquila para entender o que se passa no corpo. Algumas posições específicas podem ajudar a diminuir os sintomas causados pela menopausa.

Procurar ajuda e aconselhamento na psicoterapia também pode ser uma solução para os problemas dessa fase. Uma das maiores ameaças à qualidade de vida na menopausa é a sensação de envelhecimento, causada pelas inúmeras transformações e perdas que acontecem no período. Sessões individuais ou coletivas podem ajudar a melhorar a autoestima e recuperam o desejo de viver.

Qualidade de vida na menopausa: Seu bem-estar

A imagem de uma mulher muda muito durante a menopausa, o que influencia diretamente na sua autoestima. Cuidar do corpo e buscar manter-se sempre jovem é uma das principais dicas para manter a qualidade de vida na menopausa. Não é porque a pele não tem o mesmo viço de antes que você deve usar roupas que cubram todo o seu corpo, por exemplo.

Se disponha a mudar, a se transformar, até que encontre uma aparência que lhe deixe confortável com as novas condições que vive, sem deixar de sentir-se bonita e atraente. Procure hidratar a pele com frequência, assim como os cabelos. Utilize roupas mais alegres e despojadas, que façam você sentir-se à vontade com seu corpo. Sapatos de salto também ajudam a melhorar a confiança.

Que tal seguir essas dicas e enfrentar melhor essa fase da vida? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
menopausa
mulher
saúde
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ