Mulher

05/05/2015 04:10 - Atualizado em 04/12/2016 02:38

Confira 6 dicas para atenuar a cólica menstrual

O chocolate, acredite, pode ser um aliado para combater os incômodos do ciclo menstrual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cólica menstrual é um sintoma desagradável para muitas mulheres. Causada pela liberação das prostaglandinas, ácidos graxos modificados, ela é provocada pela contração do útero, que leva ao aparecimento das regras mensais.

Geralmente, as cólicas surgem em torno de dois dias antes do período menstrual. Em alguns casos, mulheres relatam a sensação de dor na região pélvica cerca de 15 dias antes da menstruação. Quer saber como combater esse mal feminino? Acompanhe.

colica menstrual

Como melhorar a cólica menstrual

1. Tenha momentos de repouso

A menstruação é uma fase complicada do mês. Para aliviar as dores da cólica e se sentir melhor para enfrentar as próximas tarefas, reserve um período para descansar. Deite com a barriga para baixo, encostando a região dolorida em um travesseiro macio. Aumente o seu relaxamento com alguma música tranquila.

2. Pratique exercícios físicos

Sim, neste período você pode estar um pouco mais desanimada, mas o esforço valerá a pena. A prática dos exercícios físicos libera endorfina, neurotransmissor que ajuda a aliviar as dores e melhora o bom humor, tão prejudicado pelos sintomas da TPM.

3. Controle-se

Tenha autocontrole e, na medida do possível, apenas se envolva com tarefas tranquilas. Jamais tente apaziguar alguma situação complicada, seja no trabalho ou em casa. O estresse acumulado gerará ainda mais tensão no seu corpo.

4. Beba um chazinho

Antes de dormir, prepare um chá calmante, como o de camomila ou o de erva-doce. A ingestão de bebidas quentes pode deixar você mais tranquila e aliviada.

5. Use a bolsa de água quente

Aliada na melhora da cólica menstrual, a bolsa de água quente deve ser posicionada na região dolorida. Ela, com ação estimuladora de irrigação, irá relaxar os seus músculos e diminuir as contrações do útero.

6. Aposte em medicamentos

Em algumas situações, não há como fugir. Os medicamentos indicados nos casos de cólica menstrual são anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos. Converse com o ginecologista antes de sair tomando remédio por conta própria. Cólicas muito fortes podem ser sintomas de problemas uterinos, que devem ser tratados por especialistas. Fique ligada!

colica menstrual

Mitos e verdades sobre a cólica menstrual

Andar descalça causa cólica: É mito! Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o hábito de andar descalça não aumenta as dores. Apesar disso, usar um chinelinho não é um grande esforço, certo?

Comer chocolate melhora a TPM: É verdade! O consumo do chocolate, assim como a prática de exercícios físicos, acarreta a liberação da endorfina, conhecida por promover sensação prazerosa. Agora, se for para escolher, dê preferência para as atividades físicas. São mais saudáveis e não engordam, né?

Absorvente interno causa mais dores: É mito! O absorvente interno impossibilita o vazamento do fluxo menstrual. Ele, apesar de íntimo, não encosta no útero, o que poderia causar dores.

Lavar a cabeça aumenta as dores: É mito! Nada de acreditar nisso, hein?! Garanta tranquilamente seus cuidados com a beleza dos cabelos, mesmo durante o período da menstruação.

O uso de anticoncepcional atenua a cólica: É verdade! Alguns anticoncepcionais são formulados para aliviar os sintomas da TPM.

Como você combate a cólica menstrual? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
TPM
menstruação
dores
ciclo menstrual

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ