Mulher

08/09/2015 04:46 - Atualizado em 04/12/2016 10:30

Como prevenir a osteoporose com hábitos saudáveis

Alimentação e exercícios estão entre as formas de prevenção da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Silenciosa e muito comum em mulheres, a perda da massa óssea pode ocorrer naturalmente após a menopausa, devido à falta de estrogênio, hormônio essencial para proteger os ossos. Para uma terceira idade segura, é importante saber como prevenir a osteoporose.

O reumatologista Dr. Marco Antonio Loures, presidente da Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), explica as causas da doença, os sintomas e como evitar que o organismo seja atingido.

idosos tomando leite pois sabem como prevenir a osteoporose

Causas e sintomas da osteoporose

Alguns fatores de risco podem levar à diminuição da massa óssea. O reumatologista cita doenças inflamatórias como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, fibrose cística e espondilite. Além delas, desordens da medula óssea, como leucemia e mieloma múltiplo, podem causar a osteoporose.

Ainda podem ser listados doença celíaca, doença hepática, paraplegia, paralisia cerebral, doença de Parkinson, diabetes e uso de medicamentos como costicosteroides, anticovulsivantes, heparina, metotrexato e omeprazol. O consumo de álcool e cafeína também tende a agravar o quadro.

Segundo o reumatologista, a doença é silenciosa. “Ela avança sem sinais clínicos, no início. Muitas vezes, a primeira manifestação é uma fratura por um pequeno trauma. As fraturas das vértebras da coluna podem apresentar dores difíceis de controle. A diminuição da altura e ombros descaídos em corcunda aparecem após anos de acometimento da doença”, alerta.

De acordo com o médico, as mulheres estão no grupo de risco da osteoporose devido à falta de estrogênio aliada à perda óssea comum à idade. “A deficiência estrogênica amplifica o processo de perda óssea, o que, por sua vez, explica, em grande parte, a maior incidência de fraturas nas mulheres idosas que nos homens da mesma idade”, completa.

Saiba Mais
Osteossarcoma: Entenda o câncer nos ossos
Ocorrência de osteoporose na coluna pode levar a fraturas
Osteoporose demanda cuidados na hora de praticar exercícios físicos

Essa perda ocorre nas principais regiões do esqueleto, incluindo cabeça, braços, mãos, tórax, coluna vertebral, pelve e pernas. “Estima-se que mundialmente uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos de idade desenvolvam osteoporose”, afirma.

Saiba como prevenir a osteoporose

Prevenir a osteoporose engloba uma série de medidas. Entre elas, está a prática de exercícios suaves, desde caminhadas até a realização de um programa de atividades estabelecido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. Alongamento e modalidades para melhorar o equilíbrio e para fortalecer os músculos são boas opções.

Dr. Marco Antonio lembra que cuidados com alimentação são de extrema importância, com uma dieta diária rica em cálcio, presente no leite e em derivados. “Outras medidas preventivas incluem evitar quedas, parar de fumar e evitar excesso de consumo de sal, bem como o excesso de consumo de café”, aconselha.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia disponibiliza cartilhas educativas sobre as doenças reumáticas. Existe um guia específico sobre como prevenir a osteoporose. Ele é distribuído na rede pública de saúde e em consultórios particulares.

O que você faz para melhorar sua qualidade de vida? Compartilhe sugestões com os leitores do Vivo Mais Saudável deixando um comentário!

TAGS
perda óssea
estrogênio
cálcio
qualidade de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ