Mulher

14/12/2015 04:15 - Atualizado em 03/12/2016 07:58

Como parar a menstruação e acabar com as cólicas

A interrupção é feita com medicação hormonal indicada pelo ginecologista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Odiado por muitas mulheres, o período menstrual pode ser sinônimo de dores e de muito mau humor. Quando o incômodo beira o insuportável, é necessário tomar medidas mais drásticas. Encontrar meios de como parar a menstruação é uma forma de aliviar os sintomas e, em alguns casos, até mesmo auxiliar no tratamento de doenças.

Segundo a ginecologista Ana Luiza Berwanger, a pausa da menstruação é sempre feita com o uso de alguma medicação hormonal. Com indicação médica, a administração de contraceptivos e de outros métodos é efetiva. Saiba se você deve fazer uso dessas alternativas ou não.

mulher com cólica quer saber como parar a menstruação

Por que interromper?

Antigamente considerado necessário, o sangramento era visto como uma maneira de "limpar" o organismo. Hoje em dia, no entanto, sabe-se que não há necessidade da ocorrência da menstruação. Os motivos para a interrupção, de acordo com a médica, são muitos e vão além do simples desejo de esquecer os absorventes.

"Algumas pacientes optam pela interrupção do fluxo menstrual apenas por comodidade. Já outras podem se beneficiar desse método devido a alguma alteração metabólica ou alguma doença, como nos casos de anemia crônica e endometriose", destaca Ana.

As enfermidades citadas pela médica podem ter seu curso melhorado ou amenizado pela ausência do fluxo menstrual. Apesar disso, nem todo método é seguro e indicado de forma geral. “A avaliação e a indicação médica são fundamentais na escolha da melhor opção”, comenta.

Afinal, como parar a menstruação?

Para deixar o absorvente de lado, primeiro você deve em contato com o ginecologista que acompanha o seu caso. Receitas caseiras, como o uso de anticoncepcionais somente durante o período menstrual, são perigosas e podem atrapalhar a sua saúde.

No dia da consulta, aponte os motivos pelos quais você deseja parar a menstruação, sem deixar de explicar quais são os sintomas da TPM que mais atrapalham a sua vida. A partir daí, o especialista poderá identificar os métodos mais indicados para o seu caso, descrevendo os detalhes de cada um deles.

Saiba Mais
Menstruação escura é normal? Acabe com as dúvidas
Confira 6 dicas para atenuar a cólica menstrual
Coletor menstrual substitui o absorvente descartável

Ana destaca que maioria dos métodos hormonais deixa os ovários "em repouso", ou seja, repõe os hormônios de forma contínua. Assim, os órgãos entendem que não precisam secretar essas substâncias. “Dessa forma, o ciclo menstrual não acontece, e a menstruação não vem”, exemplifica.

“A pílula anticoncepcional usada de forma contínua é uma opção, assim como o DIU com hormônio”, destaca a médica.  Caso você sinta algo diferente após o início tanto do uso de contraceptivos quanto de outros métodos, entre em contato o seu ginecologista.

Vale lembrar, ainda, que nunca se deve testar ou usar algum método por conta própria, por indicação de uma amiga ou de familiar. “O que funciona para uma mulher pode não funcionar bem para outra”, complementa a ginecologista. A avaliação médica é fundamental.

Você já pensou em parar a menstruação para acabar com os sintomas desagradáveis do período? Deixe um comentário e compartilhe sua história com outras leitoras do Vivo Mais Saudável!

TAGS
hormônios
contraceptivos
DIU
pílula

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ