Mulher

23/06/2015 07:00 - Atualizado em 06/12/2016 02:15

Como definir a hora certa de saber o sexo do bebê

Muitas gestantes ficam ansiosas para saber o sexo de bebê, mas algumas preferem a surpresa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Recentemente, a socialite Kim Kardashian movimentou as redes sociais divulgando que está grávida de um menino. Porém, embora muitas mulheres esperem ansiosas até que os exames confirmem o sexo do bebê, há também quem prefira saber apenas no momento do parto.

Em geral, é possível descobrir o sexo da criança a partir dos quatro meses de gestação. Saber o quanto antes se será uma menina ou um menino é considerado importante para já escolher o nome, a decoração do quarto e comprar roupinhas, mas esperar também pode proporcionar ainda mais emoção para a chegada do bebê.

sexo do bebe

Saber ou não saber o sexo do bebê?

sexo do bebe

Apesar de a maioria das mulheres querer saber o quanto antes o sexo do bebê, algumas preferem descobrir somente na hora do parto.

Além da surpresa e do conceito mais natural, isso também evita os possíveis erros dos exames, que nem sempre são precisos e podem enganar inclusive os médicos. Veja quais foram as decisões de algumas mamães famosas.

Kim Kardashian optou por saber o sexo do bebê. A socialite, que já possui uma filha de dois anos com o rapper Kanye West, não informou o tempo exato da recente gestação do segundo filho.

A atriz Fernanda Machado também fez exames aos quatro meses para descobrir se estava esperando um menino ou uma menina.

Depois de duas ultrassonografias, foi confirmado que Sophia estava a caminho. Porém, aos seis meses, ela descobriu que, na verdade, teria um menino, Lucca.

Já a atriz Blake Lively e o marido, Ryan Reynolds, não quiseram saber o sexo do bebê antes do seu nascimento. O primeiro filho do casal nasceu em dezembro de 2014. Foi descoberto apenas na hora do parto que se tratava de uma menina.


sexo do bebe

A hora certa para saber o sexo do bebê

Existem vários métodos que possibilitam descobrir o sexo do bebê, podendo ser feitos até mesmo a partir de dois meses de gravidez. Porém, o mais comum é verificar essa característica com cerca de quatro meses.

sexo do bebe

Um exame de sangue chamado de sexagem fetal é um dos mais precisos e pode confirmar o sexo a partir das oito semanas de gestação, mas o valor é bem elevado.

A técnica mais comum e simples é o ultrassom, que apresenta resultados a partir de 13 semanas, dependendo da experiência do profissional, da qualidade do aparelho e da posição do bebê. A chance de erro é de no mínimo 10%.

A maioria das gestantes opta por saber o sexo do filho assim que possível, mas é importante esperar mais de um exame de ultrassom, por exemplo, para confirmar. Assim, é possível ter mais segurança na hora de escolher a decoração do quarto, as roupinhas e o nome da criança.

Também é comum os pais preferirem não saber se estão esperando uma menina ou um menino para não ter preferência ou criar expectativas.

O suspense na gravidez pode trazer ainda mais emoção para a hora do parto, e, por esse motivo, algumas gestantes cultivam a surpresa à moda antiga.

Seja qual for a escolha, vale lembrar que essa é uma decisão pessoal. Ela deve ser tomada seguindo apenas a vontade dos pais, sem influência da opinião ou da curiosidade de familiares ou outras pessoas.

Você acha melhor saber o sexo do bebê com antecedência? Ou prefere a surpresa? Compartilhe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir as dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
parto
menino ou menina
ultrassom

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ