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13/01/2016 05:00 - Atualizado em 28/11/2016 02:21

Chega de intestino preguiçoso: Confira 4 dicas

Problema causa sensação de inchaço, dor abdominal e gases.

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Redação

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O problema de intestino preguiçoso não é raro. Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com a prisão de ventre - especialmente o público feminino - e acabam convivendo com os desconfortos da condição.

Na época de férias, isso é ainda mais comum. É que, quando a pessoa viaja ou altera a rotina, o intestino é uma das partes do corpo que mais sentem essa mudança. O resultado? Aquela conhecida dificuldade de ir ao banheiro e a sensação de peso e inchaço abdominal.

mulher com intestino preguiçoso

Principais causas do intestino preguiçoso

"Intestino preso" ou "prisão de ventre" são outros nomes que ficaram popularmente conhecidos para designar a constipação intestinal. Esse distúrbio se caracteriza pela dificuldade para evacuar.

Entre as causas mais comuns do problema, estão uma dieta pobre em fibras, a baixa ingestão de líquidos, o sedentarismo, e o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Além disso, outras condições podem estar associadas ao intestino preguiçoso, como estresse, doenças do cólon e, até mesmo, o uso de determinados medicamentos.

Os sintomas são baixa frequência de evacuações, mudança no aspecto das fezes, sensação de desconforto, inchaço abdominal, gases e mal-estar. Devido às diferentes causas do problema, para um diagnóstico correto, é preciso fazer um acompanhamento com um especialista, bem como alguns exames específicos para determinar o motivo do distúrbio.

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4 maneiras de acabar com o problema

Para quem sofre com o intestino preguiçoso, fazer algumas mudanças na rotina diária pode facilitar o funcionamento do sistema digestivo. Confira abaixo alguns hábitos saudáveis para você inserir no seu dia a dia.

1. Faça exercícios

O sedentarismo é um dos principais motivos para o intestino preso. Para dar adeus a esse desconforto, aposte em atividades físicas diárias para melhorar a rotina e a frequência de idas ao banheiro. Vale fazer caminhadas, corrida, dança ou musculação. O importante é se movimentar.

2. Consuma muitas fibras

Para eliminar o problema do intestino preguiçoso, o consumo de fibras também é fundamental. Encontradas em hortaliças e grãos, elas proporcionam importantes benefícios para o intestino. A recomendação é ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras diariamente. Entre as principais fontes, estão feijão cozido, amêndoas, brócolis, ameixa seca e aveia em flocos.

3. Beba água

Assim como o consumo de fibras é importante, a água também tem um papel essencial para manter a saúde do aparelho digestivo. Ela faz com que as paredes do intestino se distendam e estimula o funcionamento do órgão. Assim, você consegue evacuar com mais facilidade e acaba com aquela sensação desconfortável.

4. Evite excessos

Alimentos gordurosos e pesados tendem a dificultar a evacuação. Fast foods, salgados, doces, pão francês, refrigerantes e sucos industrializados são verdadeiros vilões para quem tem intestino preguiçoso. Se você não puder cortar estes alimentos, pelo menos procure controlar o consumo e evitar excessos.

Gostou das dicas para acabar com o intestino preguiçoso? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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prisão de ventre
intestino preso
fibras
sedentarismo

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