Mulher

21/01/2015 04:47 - Atualizado em 26/11/2016 07:14

Câncer de endométrio: Conheça causas e as chances de vencer a doença

Câncer de endométrio pode ser curado em 90% dos casos quando diagnosticado cedo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de endométrio é mais comum em mulheres após os 60 anos, quando a menopausa já terminou. Essa doença pode ser curada em 90% dos casos quando diagnosticada em seu estágio inicial. Confira um pouco mais sobre o problema que pode ser diagnosticado com o exame pélvico.

O que é o endométrio?

É o tecido que reveste toda a região interna do útero. É vascularizado e com diversas glândulas especializadas. A função desse tecido é recolher o embrião nos primeiros momentos da gravidez, fazendo com que ele tenhas as condições necessárias para crescer com saúde. Se não houve a fecundação, o tecido descama, acontecendo a menstruação.

cancer_de_endometrio

Sintomas do câncer de endométrio

- Sangramento na pós ou pré-menopausa (sendo diferente da menstruação)

- Dor na região da bacia (sensação pode ser parecida com um peso exagerado)

- Corrimento vaginal e cor branca ou amarelo após a menopausa (pode acontecer antes do sangramento).

Fatores de risco

- Pessoas acima do peso, já em obesidade e que tem uma dieta extremamente rica em gordura animal.

- Aumento do nível de estrogênio ou diminuição do progesterona (terapia de hormônios, síndrome dos ovários policísticos, nunca ter dado à luz, menstruação precoce, menopausa atrasada)

- Hipertensão arterial

- Diabetes

- Histórico de câncer de mama, ovário, cólon ou endométrio ou tumores que causam a maior produção de estrogênio

- Aumento da espessura do tecido que reveste internamente o útero.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do câncer de endométrio é feito através do exame pélvico, quando o médico analisa o interior da vagina. Para fazer uma verificação completa, pode ser feito o ultrassom transvaginal e a histeroscopia.

Após diagnosticado, a fase do câncer de endométrio será analisada. Isso é importante para verificar se ouve ou não metástase. A retirada do útero, das trompas, dos ovários e dos linfonodos pode ser necessária. Complementando o tratamento, a quimioterapia, braquiterapia, radioterapia ou hormonioterapia podem ser indicadas.

Prevenção do câncer de endométrio

Nem sempre hábitos saudáveis podem prevenir o câncer, mas eles sempre colaboram para a manutenção da saúde. Seguindo as dicas abaixo, você terá menor risco de desenvolver câncer e outras enfermidades. Confira:

Alimentação saudável

Uma alimentação correta é essencial para uma vida saudável. Coma saladas, fibras, verduras, proteínas, frutas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Assim, o seu organismo funciona bem, a sua saúde fica renovada e você se sente melhor.

Pouco sódio

O exagero no sódio pode causar o aumento da pressão, um dos fatores de risco do câncer de endométrio. Procure dar sabor às refeições com temperos naturais. Analise também todos os rótulos.

Exercícios físicos

Praticar exercícios ajuda na melhora da saúde e previne diversas doenças. Por isso, o ideal é praticar atividades físicas diariamente. Para começar, aposte em caminhadas.

Nada de cigarro e bebida

Largar o cigarro e evitar qualquer abuso com bebidas alcoolicas são duas atitudes prudentes não apenas para evitar o câncer de endométrio, mas também para viver melhor por muito mais tempo. Para ter uma vida saudável, se livre dos vícios.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer
doença
saúde
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ