Mulher

28/07/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:29

Azia na gravidez é normal? Veja causas e tratamento

Normal em mulheres grávidas, azia na gravidez pode ser tratada com mudança na dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Durante o período de gravidez, as gestantes podem sofrer por alguns episódios bastante desconfortáveis de azia. Trata-se de uma sensação de queimação ou ardência, totalmente desconfortável na região superior do abdômen. Na grávida, essa sensação de azia normalmente aparece na zona do peito atrás do estômago. A azia na gravidez é causada pelas diversas mudanças físicas e hormonais que ocorrem com o organismo da gestante.

Por que acontece a azia na gravidez

Nesse período, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero e relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago. O hormônio também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta. Por causa desses fatores, os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, originando a azia na gravidez.

Azia na gravidez
Gestantes devem evitar pratos gordurosos para evitar azia. Foto: Shutterstock

Já nos últimos meses de gestação, a cavidade abdominal da mamãe fica apertada devido ao crescimento do bebê, tornando mais lenta a eliminação dos ácidos do estômago, além de empurrá-los esôfago acima, contribuindo para que a azia na gravidez se manifeste de forma ainda mais intensa.

Na maioria dos casos, essa azia e má digestão se manifestam na segunda metade da gravidez. Infelizmente, o problema só é resolvido após o nascimento da criança. A mãe terá que lidar com o problema de qualquer forma, mas ainda assim pode amenizar os sintomas causados pela azia na gravidez.

Tratamento para azia na gravidez

Veja 5 dicas para prevenir e minimizar a azia:

1 - O passo inicial para evitar a azia na gravidez é ajustar a alimentação, evitando pratos fortes ou gordurosos, frituras, chocolate, frutas cítricas, bebidas alcoólicas e café, especialmente à noite. É necessário dar preferência a frutas como mamão, banana, pera, maçã, pêssego e uvas, que são bem mais digestivas.

2 - Faça refeições pequenas e frequentes e procure comer tranquilamente, mastigando muito bem cada alimento, para facilitar a digestão. Não beba muito líquido durante as refeições, para evitar que o estômago se distenda. Por outro lado, jamais se esqueça de beber cerca de oito copos de água por dia durante a gravidez, procurando fazê-lo no intervalo entre as refeições. Outra dica é evitar se deitar dentro de um período de pelo menos uma hora após a refeição.

3 - Uma dica simples, porém muito eficiente, é comer um pedaço de pão ou duas bolachas de água e sal quando estiver sentindo azia. Esses alimentos têm o poder de absorver o ácido estomacal, diminuindo a azia na gravidez, porém não se recomenda beber água ou outro líquido enquanto estiver sentindo a queimação.

4 - Outra ideia é usar um encosto na cama com vários travesseiros para dormir em uma posição semi-sentada – são os chamados travesseiros antirrefluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo a cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago, o que colabora para uma boa digestão.

5 - Também é importante controlar o seu peso e usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a cintura e o estômago. Se esses cuidados não ajudarem a aliviar a azia na gravidez, é necessário procurar um médico. Ele poderá avaliar melhor seu estado e, se necessário, receitar o uso de um antiácido.

Use a alimentação a seu favor com Vivo Nutrição

E aí, gostuo das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
gravidez
combater acidez
saúde da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ