Mulher

08/10/2014 07:19 - Atualizado em 09/12/2016 05:42

Autoexame da mama: Aprenda a fazer passo a passo

Câncer nos seios pode ser detectado pela mulher através do autoexame da mama.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a mamografia é um exame anual e obrigatório para mulheres acima dos 35 anos, o autoexame da mama é a prevenção que pode ser feita mensalmente, em casa. A mulher pode começar a fazer o teste a partir dos 20 anos e, se notar alguma estrutura estranha nas mamas, deve então procurar um médico. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no país e merece atenção.

auto-exame-da-mama

Quando realizar o autoexame da mama

Como os seios femininos passam por uma série de transformações ao longo do mês, devido às variações hormonais que o corpo da mulher sofre, a data em que se vai realizar o autoexame da mama deve ser bem escolhida. O ideal é que, ao escolher o dia do mês em que você realizará o teste, nos meses seguintes o exame seja feito no mesmo dia – por exemplo, sempre nos dias 15 ou 20.

A escolha da data deve ser feita com base no seu período menstrual. O período em que os seios ficam mais inchados é na semana que antecede a menstruação e, por isso, o exame não deve ser feito nesses dias. De preferência, a data escolhida deve se encaixar no final do ciclo menstrual, mais precisamente entre o 3º e o 5º dia após a chegada da menstruação, quando os seios estarão desinchados.

autoexame-da-mama

Passo a passo do autoexame da mama

Passo 1

Faça o autoexame da mama no chuveiro ou na banheira. A pele molhada facilita o deslizamento dos dedos. Estique os dedos e deixe que as pontas percorram toda a extensão do seio, apertando levemente para sentir a densidade da mama. Procure por pequenas protuberâncias, nódulos ou estruturas endurecidas. Se encontrar algo, insista com o toque naquela região, para verificar o tamanho da estrutura.

Passo 2

Após o banho, seque o corpo e, sem vestir-se, pare em frente a um espelho. Mantenha os braços esticados ao lado do corpo e observe seus seios. Em seguida, levante os braços, posicione-os atrás da cabeça e continue observando. Ponha a mão na cintura e aperte, para que os músculos do tórax se contraiam. Procure por saliências, ondulações na pele, inchaços e diferenças significativas no tamanho das mamas.

Passo 3

Ainda em pé, repita o autoexame da mama realizado no banho. Com as pontas dos dedos, toque o mamilo com a mão do lado oposto. Faça uma leve pressão com os dedos e movimente- os em espiral. Siga tocando o seio e vá movendo os dedos em círculos para fora do mamilo. A ideia é que o toque alcance toda a mama em movimentos circulares.

Passo 4

Deite-se em alguma superfície plana, como um tapete ou colchão, e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro debaixo do ombro esquerdo e levante a mão esquerda, apoiando-a atrás da cabeça. Com a mão direita, repita os movimentos circulares. Troque o travesseiro de lado e, com a mão direita atrás da cabeça, toque o seio com a mão esquerda. Procure por nódulos e sinais que não existam no outro seio.

Passo 5

Posicione os dedos indicador e polegar em forma de pinça e pressione os mamilos. Seja gentil, a intenção não é machucar seus seios. Veja se os mamilos eliminam algum tipo de fluído ou secreção. Caso eliminem, procure seu médico imediatamente. A mesma atitude deve ser tomada caso você encontre nódulos, ondulações ou inchaços em alguma das mamas.

Lembre-se de que o autoexame da mama facilita muito a detecção precoce do câncer de mama e pode ser realizado facilmente. Por isso, mantenha a regularidade e cuide bem de sua saúde.

E aí, ficou atenta às dicas? Então deixe um comentário e participe da nossa discussão sobre o tema no Facebook.

TAGS
Outubro Rosa
câncer de mama
saúde da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ