Mulher

08/10/2014 11:22 - Atualizado em 20/10/2016 01:18

Aumento no manequim vai além da estética e pode indicar risco de câncer

Observar o aumento no manequim pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem vários fatores de risco que aumentam a probabilidade da mulher desenvolver câncer de mama. Por isso é importante ficar atenta a cada um deles para que seja possível evitar ou, até mesmo, diagnosticar precocemente a doença. Entenda a seguir como o aumento no manequim pode ser um desses fatores de risco, de acordo com um estudo feito no Reino Unido.

aumento-no-manequim

Relação entre aumento no manequim e câncer de mama

Segundo uma pesquisa feita pela University College London, acompanhar o aumento no manequim das mulheres a partir dos 20 anos de idade pode ser uma forma de controlar o ganho de peso. E isso acaba contribuindo também para a diminuição do risco de câncer de mama, pois a obesidade e principalmente a gordura na barriga são fatores de risco para que a mulher desenvolva a doença.

O estudo analisou o aumento do tamanho da saia das entrevistadas durante os anos. Foi perguntado qual era o tamanho da peça de roupa quando elas tinham 20 anos, e comparado com o tamanho usado atualmente.

A pesquisa acompanhou durante três anos cerca de 90 mil mulheres entre 50 e 60 anos que vivem na Inglaterra. Durante esse período, 1.090 do total de mulheres desenvolveram câncer de mama.

Com os resultados obtidos de acordo com o aumento no manequim, a pesquisa apontou que as mulheres que aumentaram uma numeração de saia por década, após os 20 anos de idade, tinham um risco 33% maior de desenvolver câncer de mama depois do período da menopausa.

Isso quer dizer que cada numeração aumentada a cada dez anos (por exemplo, passar do tamanho 38 para o 40) a partir dos 25 anos de idade até o período de pós-menopausa estava relacionada a um risco maior de câncer de mama.

Além disso, os pesquisadores calcularam também que aumentar dois tamanhos de saia por década correspondeu a um risco 77% maior.

No entanto, os especialistas apontaram que o estudo tem algumas limitações. A pesquisa levou em conta a memória das mulheres entrevistadas, que deveriam lembrar com precisão do seu tamanho de saia quando tinham 20 anos de idade, não sendo, assim, um dado comprovado.

As mudanças que ocorrem na padronização dos tamanhos de roupas ao longo das décadas também contribuíram para a diminuição da confiabilidade do estudo.

Aumento no manequim e a importância de controlar os riscos

O estudo mostra que algo que parece simples, como o controle do aumento no manequim, pode contribuir para reduzir os riscos de câncer – e também a importância de monitorar o ganho de peso e manter uma vida saudável com o passar dos anos.

Segundo Tom Stansfield, do Cancer Research UK, “as evidências indicam que as coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de mama, especialmente após a menopausa, são manter um peso saudável, realizar atividades físicas e diminuir o consumo de álcool".

Gostou da matéria? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de mama
Outubro Rosa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ