Mulher

16/09/2014 11:12 - Atualizado em 02/12/2016 05:15

Atividade física pode reduzir sintomas da TPM no dia a dia

Caminhada e yoga são exercícios que amenizam sintomas da TPM.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conhecida por homens e mulheres como o pior período do mês feminino, a Tensão Pré-Menstrual é uma fase em que o corpo de uma mulher passa por uma série de mudanças cíclicas e que afetam o humor, o peso e o bem-estar feminino. As sensações causadas pelas transformações variam muito em cada mulher, mas existem alguns movimentos específicos que pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM.

Por que os sintomas da TPM aparecem

As variações conhecidas como sintomas da TPM são bastante difundidas na cultura popular. Oscilações de humor, sensibilidade corporal e psicológica, inchaço, cólicas, dores de cabeça, irritabilidade e muitos outros sinais apresentam-se para mostrar que o corpo da mulher está se preparando para eliminar algumas estruturas que ele formou durante o ciclo menstrual.

sintomas-da-tpm

A Tensão Pré-Menstrual acontece quando o corpo começa a se preparar para receber um bebê. Todos os meses, quando um óvulo é lançado pelos ovários, o útero começa a se preparar para a fecundação. Uma nova camada de células é formada e o corpo começa a receber altas dosagens dos hormônios estrogênio e progesterona.

Se o óvulo não é fecundado, ou seja, se a mulher não engravida, essa camada extra de células precisa ser removida, o útero precisa voltar ao seu volume original e os hormônios precisam ser liberados em doses menores. É aí que acontece a menstruação. Entende-se então que os sintomas da TPM constituem um período em que a mulher se porta de forma atípica por seu corpo não estar funcionando do jeito habitual.

Exercícios que amenizam os sintomas da TPM

1. Caminhada

Esse exercício é ideal para amenizar um dos piores sintomas da TPM: o inchaço. Durante o período que antecede a menstruação, a mulher passa a reter uma grande quantidade de líquidos. As caminhadas “ajudam no aumento da circulação sanguínea, perda de peso e de excessos de líquidos, alívio das dores, além de ser uma atividade dinâmica e agradável, pois provoca a liberação de endorfina”, explica a personal trainer Rafaella Dias.

sintomas-da-tpm

2. Natação ou hidroginástica

O baixo impacto e o alto poder de ativação da circulação sanguínea que os exercícios na água possuem ajudam a amenizar as dores de cabeça e as cólicas. “O seu foco é amenizar os sintomas da TPM, não é hora de aumentar a intensidade do treinamento”, diz Rafaella. Para ela, as atividades de baixa intensidade como as aquáticas são ideais, pois respeitam a diminuição da capacidade de força que ocorre no período.

3. Yoga

Os exercícios de relaxamento e alongamento são fundamentais para diminuir a intensidade do sintoma mais conhecido da TPM: a ansiedade. É ela que causa as irritações, o desejo por doces e o temido aumento de peso. “Aposte em exercícios para a região pélvica, que trabalhem a parte interna da coxa e o períneo, porque auxiliam na diminuição das dores e facilitam o fluxo menstrual”, indica a personal trainer.

sintomas-da-tpm

4. Zumba

A zumba é uma atividade dinâmica, alegre e por isso é fundamental na hora de aliviar o mais incômodos dos sintomas da TPM: a melancolia. Por ser feita em grupo e utilizar música, a dança é uma atividade motivadora e ajuda a mulher a sair daquele estágio em que “tudo parece dar errado”. Outras atividades aeróbicas em grupo também são indicadas para esse momento.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
TPM
exercício físico
atividades físicas
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ