Mulher

23/01/2015 11:47 - Atualizado em 30/11/2016 06:12

Aprenda a identificar os sintomas da menopausa precoce

Menstruação irregular, ondas de calor e insônia podem ser sintomas da menopausa precoce.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas mulheres não sabem, mas a menopausa pode chegar antes do esperado. Como ainda não é a hora, elas passam por dificuldades para conseguir identificar e aliviar os sintomas da menopausa precoce. Por isso, é importante saber quais são os sinais e como lidar com o problema.

sintomas da menopausa precoce

O estágio que vem antes da menopausa é o climatério, que marca a transição entre a fase reprodutiva da mulher para a não-reprodutiva. Essa etapa começa alguns anos antes, quando os ovários diminuem sua produção de hormônios sexuais femininos. O normal é que, por volta dos 50 anos, a produção de hormônios encerre de vez, não havendo mais ovulação e confirmando a chegada da menopausa.

Os primeiros sinais da menopausa aparecem através do ciclio menstrual irregular. Ocorrem menstruações mais escassas, hemorragias ou menstruações mais ou menos frequentes. Ondas de calor, alterações no sono e no humor também são alguns dos sintomas da menopausa precoce.

Em alguns casos, a menopausa pode surgir antes dos 40 anos de idade, caracterizando-se como menopausa precoce. Na maioria das vezes não existe uma causa definida, mas acredita-se que parte das ocorrências são devido a doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lupus e diabetes.

Doenças crônicas, como insuficiência renal e endometriose, além de defeitos no cromossomo X, também são causas possíveis. Por fim, cirurgias pélvicas, tratamentos para câncer e tabagismo podem prejudicar o ovário e os óvulos.

Principais sintomas da menopausa precoce

Os sintomas da menopausa precoce podem aparecer aos poucos e com intensidade variada. Nem todas as mulheres sentem os mesmos, ou com a mesma frequência. Geralmente os primeiros sinais aparecem no início do climatério e vão se intensificando até a diminuição total da produção dos hormônios sexuais femininos.

A irregularidade menstrual é o primeiro sinal. O fluxo menstrual vai diminuindo progressivamente, até a mulher não menstruar mais. Dentro desse período ocorrem menstruações abundantes e pausas por alguns meses.

Um dos sintomas da menopausa precoce mais comum são as ondas de calor, também chamadas de fogachos. Esse sintoma atinge cerca de 80% das mulheres, tendo uma duração entre cinco e 30 minutos, acompanhado de suor intenso e desconforto.

Além disso, também pode ocorrer ressecamento vaginal, que provoca desconforto durante as relações sexuais, e ainda diminuição da libido e incontinência urinária.

Outros sintomas são dores de cabeça, alterações na pele e nos cabelos, insônia e cansaço, perda de memória, aumento de peso, perda de força muscular, irritabilidade, alterações do humor, tensão, ansiedade e depressão.

Como aliviar os sintomas da menopausa precoce

O tratamento para controlar e diminuir os sintomas da menopausa precoce pode ser feito por meio de terapia de reposição hormonal. Os medicamentos usados são à base de hormônios como estrogênio e progesterona. Outra forma é a suplementação de soja na alimentação, pois a a isoflavona do grão tem ação semelhante à do estrogênio no controle das ondas de calor.

Você já enfrenta os sintomas da menopausa? Deixe um comentário e compartilha sua experiência! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde da mulher
menopausa
calorão
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ