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19/06/2015 11:13 - Atualizado em 06/12/2016 05:01

Alimentação na amamentação pode influenciar o paladar do bebê

Cardápio das lactantes interfere na qualidade e nos nutrientes do leite materno.

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Redação

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O cuidado com o que você consome não deve acabar após os nove meses da gravidez. A alimentação na amamentação pode influenciar o leite materno, rico em anticorpos e proteínas e essencial para a nutrição do bebê.

Para viver o período de aleitamento com saúde para você e seu filho, é necessário que alguns alimentos sejam evitados e outros, consumidos em maior escala. Saiba mais sobre a alimentação na amamentação e os benefícios que o leite materno pode trazer para a criança.

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Cuidados de alimentação na amamentação

Sua rotina alimentar não deve ser restritiva. O cardápio deve conter alimentos básicos para a sua saúde e a do bebê. Produtos ricos em grãos e cereais integrais, frutas, verduras e fontes de proteínas, cálcio e ferro serão essenciais para que seu organismo produza os nutrientes necessários para o aleitamento.

A alimentação na amamentação deve incluir algumas gorduras saudáveis, como as que vêm do abacate, das castanhas, das sementes e do salmão. As refeições devem ser fracionadas, em porções e intervalos menores, num mínimo de cinco por dia.

Faça pelo menos café da manhã, almoço e jantar, junto com dois pequenos lanches intercalados. É muito importante que você não pule refeições para que seja criada uma variedade de nutrientes durante o dia inteiro, o que vai deixar seu organismo preparado o tempo todo para a amamentação.

O que deve ser evitado  

Não esqueça que o leite materno é o único alimento recomendado para o seu filho pelos primeiros seis meses de vida. Por isso, é importante que você cuide da alimentação na amamentação para que o aleitamento seja saudável. Fuja das gorduras saturadas presentes nas frituras, na manteiga e gordura vegetal.

A cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, assim como a nicotina presente nos cigarros. Por isso, essas três substâncias devem ser evitadas para que a saúde do bebê não seja prejudicada.

Caso você precise tomar alguma medicação por doença ou tratamento, consulte seu médico para saber quais efeitos essa substância pode causar no seu leite e, consequentemente, no seu filho.

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No que a alimentação na amamentação influencia?

Lembra daquela velha frase “você é o que você come”? Ela também se aplica à produção do leite materno. A alimentação na amamentação pode influenciar no sabor do leite e, por consequência, no paladar do bebê.

Em 2010, um estudo da Universidade Federal do Amazonas revelou que a alimentação da mulher durante o período de aleitamento pode influenciar na qualidade do leite. Os pesquisadores também alertaram que uma rotina alimentar balanceada desde a gestação é fundamental para garantir que as reservas de ferro e vitaminas da mãe não se esgotem pela lactação.

Para a pesquisa, foram analisados o teor de vitamina A do leite de dois grupos de doadoras cadastradas no Banco de Leite Humano do Amazonas. O primeiro grupo recebeu suplementação diária de 20 gramas de farinha de pupunha e o segundo manteve a alimentação habitual.

O resultado obtido mostrou que o ingrediente ajudava as mamães a produzirem um leite 30% mais rico em vitamina A. No grupo das mulheres que não receberam o suplemento, o teor do nutriente diminuiu 10%.

Segundo os pesquisadores, isso aconteceu porque a reserva do corpo das voluntárias estava sendo consumida pela produção de leite sem que houvesse uma reposição por meio de alimentação.

A vitamina A, no caso dos bebês, é fundamental para manter a integridade da pele e das mucosas - que são barreiras contra infecções -, assim como o bom funcionamento do sistema imunológico.

Que cuidados você costuma ter com a alimentação? Deixe um comentário! E continue ligada no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e bem-estar.

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