Mulher

15/03/2016 12:00 - Atualizado em 07/12/2016 08:39

Afinal, como saber se estou ovulando?

Período da ovulação acontece cerca de 14 dias antes da menstruação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O ciclo menstrual feminino é composto por várias etapas - entre elas, a ovulação. É o período em que o óvulo é liberado e aumentam as chances de gravidez. Se você é daquelas que se perguntam “como saber se estou ovulando?”, saiba que é preciso ficar atenta. Esse é um processo silencioso no corpo e que exige cuidados, independentemente de você querer prevenir ou facilitar a fecundação.

mulher com dor abdominal se pergunta: ''como saber se estou ovulando?''

Como saber se estou ovulando? Há sinais?

Segundo o mestre em Ginecologia Sérgio Toledo, a ovulação é o período em que a mulher libera o seu gameta feminino para que ocorra a fecundação, o início do processo de reprodução humana. Ela faz parte do ciclo menstrual, que se inicia no momento em que o óvulo é liberado, logo após o fim da menstruação.

Para saber se está ovulando, a mulher precisa redobrar a atenção com o corpo. O procedimento é silencioso e dá poucos sinais, ficando mais evidente em quem não utiliza contraceptivos hormonais. Isso não significa que aquelas que façam uso dos anticoncepcionais não precisem preocupar-se com esse período, já que os tratamentos não garantem proteção total.

O primeiro dos sintomas é uma secreção vaginal, com aspecto de mucosa, que é eliminada durante o período peri-ovulatório. Esse líquido é expelido pelo corpo, segundo Sérgio, com o intuito de fornecer o material necessário para que, quando houver a relação sexual, o espermatozoide seja nutrido e ganhe força para chegar ao óvulo e fecundá-lo.

Outro sinal que pode ser sentido é ligado às dores comuns do período, diz o ginecologista. Não tão forte quanto uma cólica, esse incômodo acontece durante a ovulação porque, quando o ovário libera o óvulo, rompem-se alguns vasos sanguíneos na região. A pequena quantidade de sangue que fica acumulada no útero provoca o desconforto.

Isso não acontece somente no útero. O médico lembra que o processo movimenta todo o sistema corporal. Em função disso, aumentam os níveis do hormônio progesterona, que atua diretamente no sistema nervoso central. Essa incidência promove um aumento de cerca de 0,5ºC na temperatura corporal durante 14 dias, depois que a mulher não está mais ovulando.

infográfico como saber se estou ovulando

Use a ovulação a seu favor

Ainda assim, é possível que esses sinais mudem em cada pessoa. Por isso, é importante que você consulte o seu ginecologista e pergunte a ele: “como saber se estou ovulando?”. As respostas que ele lhe der podem ser fundamentais na procura do resultado que você deseja, seja ele a prevenção ou a facilitação de uma gravidez.

Sérgio Toledo diz que é possível calcular o seu período fértil, que começa depois de você estar ovulando. Segundo o especialista, só tem como saber quando é esse período se você tiver um ciclo menstrual regular, de 28 dias. Nesses casos, a fertilidade fica elevada cerca de 14 dias antes do início da nova menstruação.

Para as mulheres que desejam engravidar, o médico indica que aumentem a frequência das relações sexuais no momento em que o muco vaginal estiver mais viscoso, que as dores de liberação do óvulo forem sentidas e cerca de duas semanas antes da próxima menstruação. O ideal é que não se use nenhum tipo de contraceptivo alguns meses antes das tentativas.

Se você deseja prevenir a gravidez, também precisa saber quando ovulará. Calculando que a ovulação aconteça 14 dias antes da menstruação, é ideal evitar relações sexuais sem preservativos em um período que se inicia três dias antes e termina três dias depois da liberação do óvulo. Sérgio alerta, porém, que esse não é um método seguro de prevenção.

Tirou suas dúvidas? Então aproveite e compartilhe o artigo com suas amigas nas redes sociais! E continue ligada no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde.

TAGS
ovulação
fertilidade feminina
ciclo menstrual
gravidez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ