Mulher

07/10/2015 03:23 - Atualizado em 05/12/2016 06:36

Abrapac oferece auxílio a mulheres com câncer de mama

Uma das ações da instituição é a doação de perucas e próteses para as pacientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer da mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, resultando em 1,38 milhões de novos casos por ano e 458 mil mortes pela doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para as pacientes, a Abrapac desenvolve campanhas e serviços especializados.

Localizada no Rio de Janeiro, a associação oferece um apoio complementar ao tratamento médico, disponibilizando perucas e próteses mamárias para mulheres que estejam lutando contra o câncer de mama. Além disso, outras ações também informam e ajudam as pacientes a superar a doença e as marcas que ela deixa.

paciente da abrapac com lenço na cabeça

Conheça a Abrapac

A Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes com Câncer (Abrapac) é uma instituição sem fins lucrativos criada em maio de 1999 por pessoas que estiveram envolvidas direta ou indiretamente com o câncer de mama. Ao longo desses 16 anos, a associação já atendeu mais de 40 mil pacientes.

Mantida com doações e eventos beneficentes, como bazares, a Abrapac recebe a ajuda de cerca de 20 voluntárias, todas sobreviventes do câncer de mama, além da parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), uma universidade privada do Rio.

Sylvio Kelly dos Santos, presidente e fundador da instituição, destaca que “a presença de voluntárias ex-pacientes atesta a grande possibilidade de cura da doença, baseada na informação, no diagnóstico precoce e no exame preventivo anual”.

Com o lema "quando a vida vira um mar revolto, é sempre bem-vinda a mão amiga", Sylvio explica que é a partir desse princípio que se busca oferecer um apoio complementar ao tratamento médico. “A Abrapac é voltada para o paciente de câncer em todas as suas patologias, mas a grande maioria dos que nos procuram são pacientes de câncer de mama”, relata.

A associação atende pessoas que são encaminhadas pelos serviços sociais dos hospitais da rede pública e também pela indicação de outras pessoas. O trabalho é feito oferecendo perucas, próteses mamárias, sutiãs especiais para mastectomizadas, sessões de oncopsicologia e oncofisioterapia, terapias ocupacionais, orientação nutricional e orientação jurídica.

Sylvio ainda lembra que a informação é uma das principais ferramentas no combate ao câncer:

“A Abrapac, com suas voluntárias passando suas experiências pessoais e com apoio médico da Sociedade Brasileira de Mastologia, leva orientação a pacientes, familiares e público em geral através de feiras de saúde, palestras em associações de classe, empresas privadas, igrejas e serviços sociais em comunidades carentes.”

Saiba Mais
Gratidão está na moda: Entenda por que o sentimento é tão benéfico
Síndrome metabólica: Entenda a sua relação com o câncer de mama
Mutações aumentam risco de câncer de mama

Ações ajudam na superação do câncer

Uma das principais ações da Abrapac é a doação de perucas e próteses mamárias para mulheres que estejam sofrendo os efeitos do tratamento do câncer.

De acordo com Sylvio, as perucas são conseguidas pela instituição por meio de doações, e as próteses são confeccionadas pelas próprias voluntárias. “As perucas e próteses servem como apoio psicológico, ajudando no tratamento, já que elevam a autoestima da paciente”, explica.

Através do preenchimento de uma ficha com os dados e o histórico do tratamento, qualquer paciente pode solicitar o apoio da instituição. Com as informações, é possível buscar a peruca que mais se encaixe nas características desejadas por cada pessoa.

O atendimento é especializado e procura proporcionar o máximo de conforto possível para as pacientes, dando o apoio que elas necessitam em todas as áreas do tratamento.

O que você achou desse trabalho? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável

TAGS
prevenção do câncer
trabalho voluntário
prótese mamária
peruca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ