Mulher

17/11/2015 08:48 - Atualizado em 29/11/2016 09:36

5 dicas: Aprenda como tomar o anticoncepcional da maneira correta

Os efeitos colaterais do uso do medicamento variam de acordo com cada mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como tomar o anticoncepcional corretamente não contribui apenas para a eficácia do medicamento. Essa atitude prudente também garante um organismo mais saudável.

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais populares no mundo e o mercado farmacêutico oferece uma série de produtos, visando a oferecer mais comodidade à mulher. Porém, para evitar surpresas, ela deve ser administrada com cuidado, garantindo seu uso de forma correta. Confira a seguir dicas simples - mas importantes - que vão lhe ajudar.

mulher que sabe como tomar o anticoncepcional ingere pílula

Como tomar o anticoncepcional: 5 dicas

1. O produto ideal

A diversidade de produtos permite que a mulher escolha o medicamento que melhor se adapte ao seu organismo. Alguns podem ser muito fortes, causando efeitos colaterais como dores de estômago ou náuseas. Já outros são tão fracos que permitem escapes da menstruação.

O ideal é conversar com seu médico ginecologista para que ele possa lhe orientar sobre o produto certo. Caso houver desconfortos, é importante reportar ao especialista, podendo haver a troca de marca ou de tipo de método contraceptivo.

2. O início

O uso do anticoncepcional deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual. As cartelas costumam indicar os dias da semana, contribuindo para que você controle as pílulas ingeridas. Comece a cartela conforme o dia e continue o ciclo seguindo a indicação das setas.  

3. Atenção ao horário

Quando você começa a tomar o anticoncepcional, deve fazer isso diariamente, preferencialmente no mesmo horário. Uma dica é programar o uso para logo após o café da manhã. Assim, você poderá tomá-lo ao longo do dia, caso esqueça. Vale, ainda, usar os lembretes do celular. O ideal é criar o hábito diário para você garantir a eficácia do medicamento.

Saiba Mais
Conheça vantagens e desvantagens do anel anticoncepcional
Guia do anticoncepcional: Tudo o que você precisa saber
Pílula do dia seguinte pode causar sangramento? Tire 6 dúvidas

4. Fim da cartela

Ao longo do ciclo menstrual, você deve tomar os compridos um a um, diariamente. O fim do processo depende do tipo de anticoncepcional que você estiver tomando. Alguns oferecem compridos para os dias da menstruação, já outros trabalham com a pausa, que pode variar entre quatro e sete dias.

5. Pode emendar?

Muitas mulheres têm dúvidas sobre o uso contínuo da pílula anticoncepcional. Especialistas afirmam que a pausa é opcional e que as mulheres podem, sim, começar uma nova cartela sem menstruar. É importante discutir essa possibilidade com o seu médico para que ele lhe oriente sobre os prós e contras dessa dinâmica.

infográfico como tomar o anticoncepcional

O que o anticoncepcional faz?

Na composição das pílulas anticoncepcionais, existem dois tipos de hormônios, chamados de estrogênio e progesterona. Juntos, eles impedem o amadurecimento dos óvulos, o que consequentemente impossibilita a fecundação, ou seja, a gravidez.

Os efeitos colaterais de cada tipo de anticoncepcional variam de acordo com o organismo. Não existe nenhum registro comprovado de aumento de peso, contrariando a crença popular, mas algumas mulheres apresentam maior retenção de líquidos no corpo durante o uso.

Seios mais sensíveis, enjoo e dores de cabeça também são sintomas comuns entre as mulheres, mas não devem ser ignorados. O ideal é relatar esses desconfortos ao ginecologista para que ele possa identificar a causa e, dependendo do caso, prescrever um produto diferente.

Agora que você sabe como tomar o anticoncepcional corretamente, é hora de deixar um comentário! Na sua opinião, esse é mesmo o melhor método contraceptivo? Por quê? Aproveite e confira também outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez indesejada
contracepção
métodos contraceptivos
pílula anticoncepcional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ