Mulher

19/08/2014 10:12 - Atualizado em 06/11/2016 08:42

4 conselhos úteis para vencer os desafios de amamentar gêmeos

Com ações simples, você pode transformar o ato de amamentar gêmeos em um momento tranquilo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a amamentação é um momento complicado para mães de apenas um bebê, imagine a tensão que pode causar em mulheres que têm filhos gêmeos. As dúvidas começam na quantidade de leite e vão até as posições ideais. Mas fique calma: amamentar gêmeos pode dar certo se você entender o seu corpo e as necessidades dos seus filhos.

Toda mulher pode amamentar gêmeos

Antes de entrar em desespero, lembre-se que toda mulher saudável é capaz de amamentar seus filhos, sejam únicos ou múltiplos. A lei da oferta e da demanda se aplica também à amamentação. Quanto mais você der de mamar, maior será a produção. Mas é preciso saber que amamentar gêmeos requer atenção e dedicação intensa.

amamentar-gemeos


4 dicas para amamentar gêmeos

1. Alterne os seios

Não deixe que cada um de seus filhos mame sempre no mesmo seio. Assim como bebês únicos precisam mamar um pouco em cada seio, múltiplos também devem passar por este revezamento. Cada criança possui ritmo e apetite diferentes e ambos os seios devem ser estimulados de maneira semelhante.

2. Controle os horários

Crie uma planilha de horários e duração das mamadas de cada um. Hoje, há até aplicativos para telefones e tablets que auxiliam na tarefa de amamentar gêmeos. Como os bebês sugam quantidades diferentes, corre o risco de que um deles fique sem ser alimentado ou que você dê leite demais ao outro. Dar de mamar às duas crianças simultaneamente pode causar uma confusão se a atividade não for planejada.

3. Amamente os dois ao mesmo tempo

Uma mamada pode levar cerca de 1 hora e meia para cada criança, sendo que, nos primeiros meses de vida, os intervalos entre cada uma delas não passam de 2 horas. Se você der de mamar a um bebê de cada vez passará o dia inteiro amamentando, o que lhe resultará em cansaço, dores e uma série de outros problemas.

Almofadas para amamentar gêmeos podem ser grandes aliadas na fase da amamentação exclusiva. As posições devem ser encontradas pela própria mãe. A mais comum delas é deitar cada um dos bebês sob um braço, de forma que a boca fique próxima ao seio e os pés nas costas da mãe.

4. Bombinha de extração

Os avanços da tecnologia permitiram que as bombinhas para retirada de leite não sejam mais tão complicadas quanto antigamente. Os bicos anatômicos possibilitam que a extração seja indolor e rápida. Retirar o leite e congelar é uma das melhores formas de manter as crianças sempre bem alimentadas.

O leite congelado pode ser dado às crianças através de mamadeiras ou copinhos, pelo pai ou por outro ajudante. Isso faz com que a amamentação materna exclusiva não seja quebrada, ao mesmo tempo em que permite que a mãe exerça outras atividades durante um tempo maior.

Não recuse ajuda

Conte com toda a ajuda possível. Tenha sempre alguém por perto para lhe ajudar a ajeitar as crianças e colocá-las para arrotar. A presença do pai das crianças ou alguém que você confie é muito importante na hora de amamentar gêmeos. Fique atento ao ganho de peso de seus filhos e aproveite os momentos prazerosos da amamentação.

TAGS
amamentação
mães
bebê
leite materno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ