Homem

09/12/2015 03:09 - Atualizado em 10/12/2016 07:29

Vírus HPV pode causar verrugas no pênis

A incidência da doença sexualmente transmissível no público masculino é alta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Verrugas no pênis são sinal de que algo não está bem. A condição está associada principalmente a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e, quando não tratada, pode evoluir para problemas mais sérios.

A causa mais comum para as verrugas genitais é o papilomavírus humano (HPV), transmitido por relação sexual desprotegida. A textura e o tamanho dessas protuberâncias podem variar, mas elas devem sempre ser tratadas o quanto antes.

homem chateado com as verrugas no pênis

Verrugas no pênis são sinal de HPV

O HPV pode ser contraído tanto por homens quanto por mulheres. No público feminino, a presença do vírus costuma ser mais grave, pois ele está altamente relacionado ao câncer de colo do útero.

A transmissão é bastante comum: cerca de 127 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, em 2011, metade do público masculino tem o vírus do papiloma humano em seu organismo. O levantamento analisou 1.159 homens no Brasil, no México e nos Estados Unidos.

Embora não tão frequentes quanto os casos de câncer de colo de útero, incidências de câncer no pênis e no ânus costumam estar associadas ao HPV. O problema se agrava porque, em muitos casos, o vírus não manifesta qualquer sintoma. Já em outras situações, há surgimento de verrugas no pênis, no ânus e até na boca.

Até o momento não existe uma cura definitiva, mas é possível controlar os desconfortos causados pelo vírus. Além de tratamentos medicamentosos, a vacina contra o HPV também previne o paciente. No entanto, ela não está disponível no serviço público de saúde.

Saiba Mais
Doença de Peyronie pode provocar dor e curvatura no pênis
Saiba quais são as principais doenças do pênis
Ejaculação precoce afeta 30% dos homens, mas tratamento cura o problema

Previna-se das verrugas no pênis

A maneira mais eficaz se de se proteger das verrugas no pênis causadas pelo vírus HPV é utilizando o preservativo durante as relações sexuais.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, baseada em dados de 2013, 45% da população sexualmente ativa não utiliza a proteção. Em contraponto, 94% dos participantes afirmam saber que a camisinha é eficiente como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo comprova que muitas pessoas entendem a importância da prevenção, mas acabam deixando-a de lado. É importante lembrar que alguns momentos de prazer não justificam o comprometimento da saúde. Transar sem camisinha ainda pode causar diversas doenças, muitas delas sem cura, como a Aids.

Caso você note verrugas no pênis ou qualquer outra alteração, procure um médico urologista imediatamente. Exames de rotina também colaboram. Quanto antes o problema for detectado, melhores são os resultados do tratamento e você pode levar uma vida sem transtornos.

O que você achou deste artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dst
doença venérea
verrugas genitais
urologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ