Homem

28/10/2014 05:57 - Atualizado em 03/12/2016 08:17

Vencer o câncer de próstata leva a mudanças no estilo de vida

Como é impossível mudar o passado, o jeito é pensar no futuro e adotar hábitos mais saudáveis para a vida após o câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há dúvidas de que vencer o câncer de próstata está entre as grandes batalhas da vida de um homem. Quem consegue superar esta doença com certeza poderá será exemplo para outros tantos que são diagnosticados também. O que também pode inspirar os demais são as mudanças no seu estilo de vida após o cêncer. 

Além disso, o grande medo ros pacientes que já passaram pela doença são os riscos de que ela volte. Por isso, para que você possa viver bem e reduzir ao máximo a possibilidade de que a doença retorne é importante que haja uma mudança radical nos hábitos de quem acaba de vencer o câncer de próstata

vencer o câncer de próstata

A vida após vencer o câncer de próstata 

Já que você não pode mudar o passado, onde poderia ter evitado a doença, é possível adotar medidas que se tornarão importantes para a sua vida daqui para frente. A primeira delas é fazer escolhas mais saudáveis que anteriormente e passe a encarar a sua vida de outra maneira. Veja algumas dicas para viver melhor após vencer o câncer de próstata

Evite o estresse. Não se estresse com pequenas coisas, busque manter a calma e aproveitar ao máximo a presença das pessoas. Este é um bom momento para de reavaliar o curso de sua vida e fazer mudanças.

Melhore sua alimentação. Nem sempre levamos à sério uma boa alimentação, mas para quem acabou de vencer o câncer de próstata ela faz toda a diferença. Não dê muita atenção às mudanças no seu paladar por causa do tratamento ou mesmo ao ganho de peso. Pense apenas na sua saúde e coma melhor. Coma a cada 2 ou 3 horas, aposte em alimentos naturais, evite os conservantes e os produtos industrializados. Busque a ajuda de um nutricionista, pois ele o ajudará a preparar uma dieta especial. 

Em alguns casos o paciente pode apresentar náuseas, diarreia, sudorese e ondas de calor após as refeições. Isto é conhecido como síndrome de dumping e é absolutamente normal e melhoram com o tempo. O importante é não deixar de comer por causa disso. Pode ser necessário também o uso de suplementos nutricionais, outro ponto em que a ajuda de um profissional de nutrição é essencial

Pratique exercícios físicos com moderação. As atividades físicas são importantes, mas é preciso lembrar que você acaba de passar por um tratamento complexo e que mexeu com a estrutura do seu corpo. É comum que você tenha uma sensação de estar sempre cansado, o que muitas vezes atrapalha a realização dos exercícios. 

Esta sensação costuma não passar apenas com o descanso, o que torna ainda mais importante a resistência do paciente em continuar se exercitando. Por isso, comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando aos poucos. É importante que você pergunte o seu médico quel é o melhor momento de começar a se exercitar. Entre os principais benefícios da atividade física podemos destacar: 

- Melhorias no condicionamento cardiovascular; 

- Ajuda na perda de peso (caso haja a necessidade); 

- Fortalecimento da musculatura; 

- Redução da sensação de fadiga;  

- Controle da ansiedade e da depressão; 

- Ajuda a fazer com que você se sinta mais feliz; 

- Contribui para a redução das chances de um novo câncer. 

É importante lembrar que parar de fumar pode, além de ajudar a evitar um novo câncer, aumentar a sua expectativa de vida.

Se você teve alguma experiência com o câncer ou mesmo outras doenças complexas como esta deixe seu comentario aqui e em nossa página no Facebook!

TAGS
novembro azul
câncer de próstata
vida saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ